Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: America

America

Os integrantes do America se conheceram ainda no colégio, na década de 60, ambos eram filhos de militares americanos que serviam em Londres. O trio apareceu no cenário musical inglês nos anos 70, e se tornou um dos mais famosos representantes do folk-rock americano.

Dewey Bunnel, no vocal e violão, Gerry Beckley, vocal, violão e teclado, e Dan Peek na guitarra e vocal. Em 1970, os amigos formaram o grupo Daze in London, depois adotaram o nome America, decididos a defender suas raà­zes nas terras dos colonizadores. O empresário musical Jeff Dexter, promoveu os garotos, e um contrato com a Warner Bros. Records.
Em 1971, saiu o primeiro single, 'A Horse With No Name', que estourou nos EUA em janeiro de 1972, e chegou à  terceiro lugar nos charts da Inglaterra. O primeiro álbum, de 1972, auto-intitulado, ajudou ainda mais no sucesso do trio.

Depois do bem-sucedido lançamento no Reino Unido, o grupo seguiu em turnê com os Everly Brothers rumo ao lar, a América do Norte.

O single 'A Horse With no Name' alcançou o primeiro lugar nos EUA, desbancando até mesmo a música 'Heart of Gold' do veterano Neil Young, um dos maiores nomes do folk. No final o mesmo ano, saiu o segundo single, 'Ventura Highway', que ficou entre os dez melhores de 1972. No inà­cio de 1973, o America ganhou o Grammy de revelação do ano anterior.

Em janeiro de 1973, o segundo álbum completo do trio, Homecoming, se saiu muito bem, tanto nos EUA, quanto na Inglaterra. Apesar do relativo sucesso do primeiro disco, a repercussão dos outros trabalhos não foi a mesma. No final de 1973, foi lançado Hat Trick, que não passou do número 28 no ranking americano. Em 1974, o disco Holiday, trouxe o grupo para o terceiro lugar na parada com 'Tin Man' e 'Lonely People'. O trabalho seguinte, Hearts (75) fez o trio conhecer de novo o antigo sucesso com 'Sister Golden Hair'. Ainda em 1975, saiu History: America's Greatest Hits, que vendeu em torno de 4 milhões de cópias.

Depois de Hideaway, disco de 1976, a audiência começou a cair, em seguida, Dan Peek, deixou o grupo, que continuou como duo. Em 1979, Silent Letter, não obteve projeção e acabou passando despercebido. A última estadia da banda pelas paradas foi em 1982, com a balada pop,'You Can do Magic', que aboliu os usuais violões acústicos e apostou nos sintetizadores. Em 1985, o duo produziu América in Concert e continuou se apresentando.

Retornaram na década de 90, com Human Nature, de 1998. Em setembro de 2005, o America deu uma passada rápida no Brasil, e fez dois shows em São Paulo, reunindo um público que continua fiel ao folk e ao trabalho do grupo.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Here & Now Here & Now
2007

Imagem em Miniatura do Álbum: The Complete Greatest Hits The Complete Greatest Hits
2001

Imagem em Miniatura do Álbum: America's Greatest Hits: History America's Greatest Hits: History
1977

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >