Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Andy Gibb

Andy Gibb

Andrew Roy Gibb nasceu em 5 março de 1958, em Manchester, Inglaterra. Ele tinha uns seis meses quando seus três irmãos mais velhos ficaram mundialmente conhecidos como Bee Gees e a famà­lia se mudou para a Austrália. Voltaram para a Inglaterra em 1967, também por causa da fama de Barry, Robin e Maurice.

Andy teve se adaptar à  escola inglesa e aos fãs de seus irmãos, que acampavam na porta dos Gibb diariamente. Mas, mais uma vez, a situação ficou insustentável, então mudaram-se para Ibiza, uma ilha paradisà­aca no mar azul da Espanha, onde Andy passava o tempo nadando e praticando esportes náuticos.

Em 1973, depois de nova mudança para outra ilha, desta vez no mar da Irlanda, Andy conseguiu seu primeiro trabalho no ramo dos Gibb. Formou uma banda com músicos da região e passou um ano tocando nos dois dos maiores clubes locais. Um deles era o Cellear Bar, perto do porto.

Ele escrevia seu próprio material e, aos poucos, os Gibb se convenceram que mais um membro do clã estava destinado à  carreira musical.

Andy voltou para a Austrália em 1975. Planejava investir tempo aperfeiçoando sua música e cantando para um público mais crà­tico, ele mesmo acertava os shows e em menos de um ano deixou de fazer apresentações ocasionais para cumprir uma agenda apertada em grandes casas de shows. Enquanto isso, o single 'Words and Music (Westfield Mansions)', produzido pelo amigo dos Gibb Col Joye, atingia o Top 5 da parada local. Isso despertou o interesse de Robert Stigwood, empresário dos Bee Gees, que ouviu as canções de Andy e arranjou para que ele fosse gravar algumas fitas em Miami.

Nessa época Andy morava em Seven Hills, em Sydney, onde se casou com uma garota que tinha havia conhecido há 18 meses, numa exposição de cães. "Kim criava bull terriers Staffordshire e minha irmã Lesley também, ela nos apresentou", contou numa entrevista. A lua de mel nas Bermudas durou poucos dias, ele voou para Miami para trabalhar com Barry em seu álbum de estréia e os dois gravaram tudo rapidamente para que ele voltasse à  Austrália.

As fitas foram submetidas à  RSO Records e tão logo Andy chegou em casa recebeu a notà­cia de que tinha feito sucesso. Ele voltou para os Estados Unidos quase imediatamente para gravar o álbum Flowing Rivers, usando parte do material conhecido pelo público australiano. Barry Gibb assumiu a produção executiva e os co-produtores Karl Richardson e Albhy Galuten chamaram grandes músicos para acompanhá-lo em estúdio. Os guitarristas George Terry e Joe Walsh também participaram da turnê de lançamento.

A canção 'I Just Want to be Your Everything', escrita por Barry Gibb, tornou-se o maior recorde de vendas de 1977.

O segundo hit foi 'Love is Thicker Than Water', escrita em parceria com o irmão, e ambas receberam disco de ouro. Depois vieram as indicações ao Grammy, por melhor performance em 'I Just Want to be Your Everything' e artista revelação.

Shadow Dancing (1978) teve a mesma equipe de produção e a mesma repercussão do disco de estréia. A turnê que seguiu estabeleceu Andy como um dos cantores mais populares da época. O álbum recebeu disco de platina poucas semanas depois de chegar à s lojas e sua popularidade também podia ser mensurada pela freqà¼ência de convites para shows televisivos, como American Bandstand, Midnight Special, Rock Concert, o musical pró-Unicef A Gift of Song e The Olivia Newton-John Special, entre outros. Olivia e Andy ficaram amigos, ela participou do álbum After Dark (1980).

O quarto álbum que Andy gravou foi um Greatest Hits. Em 1986, ele tinha planos para um disco de inéditas com o tà­tulo de uma canção escrita com Barry. Ia chamar-se "It's My Neighbourhood", mas não se trata da canção de mesmo nome gravada pelos Bee Gees em 1987. Stigwood estava negociando um contrato com a Island Records, mas Andy não chegou a gravar nada em estúdio. Ele morreu em 10 de março de 1988, no hospital inglês John Radcliff, và­tima de uma inflamação miocárdica causada por infecção viral. A famà­lia desconhecia seus problemas cardà­acos, souberam após sua morte.

Do projeto interrompido restaram demos de canções escritas em parceria com Barry e Maurice em Miami, entre elas 'Arrow Through the Heart' e 'Man On Fire', ambas de 1987, e duas outras, 'Hell Or High Water' e 'Price of Fame', com letras e melodias por terminar. Naquele ano ele estava tentando compor sozinho na casa de Robin. Seu corpo está enterrado no cemitério Forest Lawn, em Hollywood Hill, Estados Unidos.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Flowing Rivers Flowing Rivers
2010

Imagem em Miniatura do Álbum: Shadow Dancing Shadow Dancing
2010

Imagem em Miniatura do Álbum: Andy Gibb - Greatest Hits Andy Gibb - Greatest Hits
1991

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >