Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Annie Lennox

Annie Lennox

Dona de uma das vozes mais marcantes de sua geração, a escocesa Annie Lennox estourou nos anos 80 como vocalista do Eurythmics. É dela o tom hipnótico de 'Sweet Dreams (Are Made of This)', um dos maiores hits da parceria com o compositor e guitarrista Dave Stewart. Aliás, Annie também se revelou uma excelente compositora, ela assinou as dez canções de seu álbum de estréia: Diva (1992), que foi muito elogiado pela crà­tica.

O disco se notabilizou com três sucessos: 'Little Bird', 'Walking on Broken Glass' e 'Why', composição que deu a Annie o prêmio Ivor Novello. Em 1993, Diva ganhou um Grammy de Melhor Và­deo e um BRIT de Melhor àlbum. Annie também faturou o prêmio de Melhor Cantora, o quinto de uma coleção de seis BRIT Awards ganhos na mesma categoria "”pelo menos, até aqui. Versões ao vivo de 'Walking on Broken Glass', 'Why', 'The Gift' e outras canções desse primeiro álbum entraram na coletânea tripla MTV Unplugged Annie Lennox: Cold, Colder e Coldest.

E, no mesmo ano, ela contribuiu com 'Love Song for a Vampire' para a trilha-sonora do filme Drácula de Bram Stoker, dirigido por Francis Ford Coppola.

Depois de dar à  luz a sua segunda filha, Tali, Annie resolveu dedicar mais tempo à  famà­lia. Lançou o segundo álbum em 95, Medusa, com covers de Neil Young, Al Green, Paul Simon, Bob Marley e outros. Destacam-se 'A Whiter Shade of Pale' (do Procol Harum), 'Downtown Lights' (de Paul Buchanan, também gravada por Rod Stewart) e 'No More 'I love You's', com a qual ganhou um Grammy de Melhor Performance Vocal da categoria Pop.

Seu primeiro concerto solo aconteceu em 8 de setembro daquele ano, em pleno no Central Park. Apresentação que deu origem a uma edição especial do Medusa, com acréscimo de músicas que fizeram parte do show e não estavam no disco anterior; além do registro no DVD Annie Lennox Live in Central Park, com bônus de quatro videoclipes: 'No More I love You"™, 'A Whiter Shade of Pale, 'Waiting in Vain' e 'Something So Right'.

No BRIT Awards de 1999, o Eurythmics se reuniu novamente para receber uma homenagem pela contribuição que deu à  música britânica. Annie e Dave Stewart não se apresentavam juntos há muito tempo, embora estivessem trabalhando no álbum Peace, que saiu no mesmo ano. A dupla seguiu em turnê mundial logo após o lançamento, e a renda dos shows e da venda de CDs foi destinada a organizações não-governamentais como a Amnesty International e o Greenpeace. Apesar do sucesso de 'I Save the World Today' e '17 Again', este foi apenas um reencontro, cada um continuou tocando seus projetos individuais.

Em junho, Annie cantou 'Sisters are Doin' it for Themselves' e 'Why' no show comemorativo do jubileu de ouro da rainha Elizabeth II. No fim do ano, ganhou o prêmio Century do Billboard Music Awards, realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Então, lançou Bare (2003), um álbum que desnuda uma Annie Lennox fragilizada pela separação do marido, o produtor de cinema Uri Fruchtmann, com quem foi casada por mais de dez anos. Na contra-capa, ela confessa: "Este álbum contém canções profundamente pessoais, emocionais. De certa forma eu me expus através do trabalho de rever aspectos de um mundo interno que é frágil... talvez, quebrado pela experiência, mas não totalmente destruà­do. Não sou uma jovem artista na juventude dos seus 20 anos. Sou uma mulher madura, encarando as expectativas frustradas da vida." Ela escreveu todas as canções, e à s vezes soa extremamente melancólica, como em "˜Loneliness"™ e em "˜The Saddest Song I"™ve Got"™.
Em 2004, ganhou o Globo de Ouro e o Oscar por conta da canção-tema de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, ao lado de Fran Walsh e Phillipa Boyens, ambas da equipe de produção da trilogia.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: The Annie Lennox Collection (Super Deluxe Version) The Annie Lennox Collection (Super Deluxe Version)
2009

Imagem em Miniatura do Álbum: Songs of Mass Destruction (Bonus Track Version) Songs of Mass Destruction (Bonus Track Version)
2007

Imagem em Miniatura do Álbum: Diva Diva
1992

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >