Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Beatles

Beatles

A década de 50 foi uma das mais importantes na história da música. Em 1956, na cidade de Liverpool, Inglaterra, o estudante John Winston Lennon formou sua primeira banda de rock, a The Quarrymen, que fazia pequenas apresentações em igrejas e festas escolares. O nome fazia alusão à  Quarry Bank High School, onde estudavam os integrantes da banda.

O estudante de arte James Paul McCartney, deslumbrado com uma das apresentações da banda começa a se aproximar do vocalista, guitarrista e là­der, Lennon. Com ambições semelhantes e dividindo um gosto musical muito próximo, a identificação é simultânea. McCartney foi convidado a integrar o grupo e trouxe consigo o amigo guitarrista George Harrison. Decidido ter uma banda de verdade, Lennon encoraja o também colega Stuart Stucliffe, a comprar um contrabaixo e Pete Best a tocar bateria.

Como alguns dos membros não estudavam mais na Quarry High School, os integrantes acharam melhor alterar o nome da banda.

Fizeram diversas apresentações com nomes variados até que finalmente chegaram a The Beetles (Os Bezouros), uma alusão ou talvez homenagem aos The Crickets (Os Grilos), banda do músico americano Buddy Holy. Logo após o nome é alterado para The Beatles, um agrado à  geração rebelde dos anos 50, conhecida com 'beat'.

Em 1960, os Beatles foram convidados a se apresentar na cidade de Hamburgo, Alemanha, ao lado de outras bandas de Liverpool. Lá conheceram Ringo Star, que logo passou a fazer parte da banda, assumindo a bateria. Por sua vez, Sutcliffe abandona o grupo e Paul assume o baixo. Com Lennon nos vocais e Harrison na guitarra, estava formada a maior banda da história do rock 'n' roll.

O sucesso começa a tomar forma quando o quarteto foi descoberto pelo empresário Brian Epstein, que conseguiu um contrato com um selo da gravadora EMI.

Em 1963 é lançado o primeiro LP, Please Please Me, alcançando rapidamente os primeiros lugares das paradas musicais. Neste primeiro trabalho já se observa a famosa parceria Lennon/McCartney, que resultou nas principais canções do Beatles. As faixas 'Love Me Do' e 'P.S. I Love You' são exemplos dela.

No ano seguinte ao lançamento de Please Please Me, foi feito o documentário A Hard Day's Night (1964, com direção de Richard Lester), que mostrava um dia da vida do quarteto. Um novo álbum recebeu o mesmo nome do filme. Após A Hard Day's Night, a beatlemania já havia se espalhado pelos quatro cantos da Terra. Os mais diversos objetos e produtos contendo a "marca" The Beatles passaram a ser comercializados. As rádios, programas televisivos, peças publicitárias, todos os meios de comunicação queriam um pedaço do quarteto. Foram eles também, os primeiros a fazerem um videoclipe. O mundo girava em torno dos Beatles.

Em turnê pelos Estados Unidos e fazendo menção a febre que assolava a mà­dia os meninos lançam Beatles for Sale.

Já em 1965 é lançado Help!. A banda estava em seu auge. Sofriam pressão da mà­dia, gravadora e dos fãs, que queriam cada vez mais shows e músicas inéditas. A esta altura as drogas já faziam parte da rotina dos músicos até que estes decidem não mais se apresentar ao vivo, devido ao ponto doentio que a histeria das fãs havia alcançado. No fim de 65 é lançado Rubber Soul, trabalho mais elaborado, com arranjos mais complexos, acompanhado de instrumentos exóticos. Inicia-se a fase psicodélica dos Beatles.

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, de 1967, um marco na história da banda é considerado por muitos o melhor álbum dos Beatles chegando a ser eleito por diversas revistas especializadas, o melhor da música pop mundial. Rivalizando nas paradas musicais da época com os Rolling Stones, Pink Floyd "” no inà­cio do rock progressivo "”, e os Beach Boys, o álbum é um sucesso estrondoso. Foi o primeiro disco a possuir encarte com letras e fotos. Neste mesmo ano a banda começa a ter sérios problemas. Brian Epstein, empresário do grupo, morre de overdose.

Já em 1968 veio o White Album e a crà­tica foi severa com relação a ele. Como se não bastasse, os Beatles ainda possuà­am dà­vidas que não conseguiam quitar com a Apple, sua atual gravadora, com a qual acabaram brigando. Vida amorosa dos integrantes tumultuadas e relações delicadas com a imprensa só vinham a acumular os problemas.

Em 1969 foram lançados Yellow Submarine e Abbey Road, álbuns que tentavam resgatar a credibilidade arranhada do grupo e colocá-los novamente em primeiro lugar nas paradas. Neste perà­odo, McCartney e Lennon já faziam trabalhos solos paralelos à  banda, mas nenhum integrante assumia os visà­veis problemas internos.

Logo após o lançamento de Let it Be, em 1970, os Beatles anunciaram oficialmente seu fim. Desfazia-se então a maior banda da história. Muitos fãs ainda acreditavam em sua volta, porém, em 1980, o sonho acabou. John Lennon foi assassinado, na porta do edifà­cio onde morava, em Nova York, por um fã alucinado.

à€ partir do fim da banda, diversas coletâneas foram lançadas e o número de vendagens se mantém alta até os dias de hoje. Em 1994 Paul, Ringo e George finalizam 'Free as a Bird', canção incompleta deixada por Lennon. Em 1995 é lançado Anthology I, que reuniu alguns materiais raros da banda. Em 1996 sai Anthology II e Anthology III, finalizando a trilogia sagrada. Sai ainda, em 2003, uma versão inédita de 'Let it Be' no álbum intitulado Let it Be...Naked.

Em novembro de 2001, morre George Harrison, para a tristeza dos fãs da banda.

O legado dos Beatles é imenso, grandioso e importantà­ssimo em inúmeros sentidos. Criativos e inovadores em praticamente tudo que fizeram, os Beatles são até hoje influência para músicos e bandas diversas, isso quando não são descaradamente copiados. A música deve muito aos quatro garotos de Liverpool.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: The Beatles Box Set The Beatles Box Set
2009

Imagem em Miniatura do Álbum: Abbey Road Abbey Road
1969

Imagem em Miniatura do Álbum: The Beatles (White Album) The Beatles (White Album)
1968

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >