Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Branford Marsalis

Branford Marsalis

Primogênito do famoso clã musical de New Orleans, que inclui o trompetista Wynton, o trombonista Delfeayo e o baterista Jason, seus irmãos, e o patriarca e pianista Ellis Marsalis, Branford imprimiu sua marca bem cedo. Eclético, o saxofonista e compositor é um dos mais talentosos integrantes da nova geração de 'young lions', especialmente dedicada a tocar jazz de uma forma mais tradicional.

Branford nasceu em 26 de agosto de 1960. Adotou o sax aos 15 anos, depois de estudar piano e clarinete, e sua versatilidade logo chamou a atenção de jazzistas como Art Berkley, Lionel Hampton e Clark Terry, com os quais tocou em meados dos anos 70. Entre suas influências iniciais, Wayne Shorter, Sonny Rollings, Ornette Coleman e John Coltrane eram as mais evidentes.

Ele tocou com os Jazz Messengers de Art Bakley em 1981, e junto com seu irmão Wynton participou da turnê de 1983 da banda VSOP, liderada pelo pianista Herbie Hancock. Depois foi tocar saxofone no quinteto de seu irmão, onde permaneceu três anos, sempre envolvido em outros projetos. Neste perà­odo, Branford gravou o álbum Decoy com Miles Davis e com Dizzy Gillespie gravou New Faces.

Seu álbum de estréia saiu em 1984, chamou-se Scenes in the City e trazia releituras de composições de Charles Mingus.

Na área pop Branford fez trabalhos com Bruce Hornsby e com a banda Grateful Dead. Gravou o álbum de música erudita Romances for Saxophone em 86, e no mesmo ano lançou Royal Garden Blues para consolidar seu quarteto com Kenny Kirkland ao piano, Bob Hurst no baixo e Jeff 'Tain' Watts na bateria. Essa parceria rendeu a seqà¼ência de álbuns Trio Jeepy (1988), Crazy People Music (1990), The Beautiful Ones Are Not Yet Born (1991) e I Heard You Twice the First Time (1993), com o qual ganhou seu primeiro Grammy.

Quanto à  sua participação na banda do talk-show televisivo de Jay Leno durante 1992, Brandford admitiu que "foi bom para a carreira, mas ruim para o desenvolvimento pessoal", então decidiu aventurar-se como produtor, começando pelo impressionante Buckshot Le Fonque, seu projeto 'jazz fusion' com mais 23 músicos, entre eles Jeff 'Tain' Watts, Larry Kimpel, Albert Collins, Victor Wooten, Kenny Kirkland e seu irmão Delfeayo Marsalis.

A experiência como produtor o estimulou a criar a Marsalis Music, gravadora que lançou novos talentos como Doug Wamble e o saxofonista Miguel Zénon, além de seus álbuns Footsteps of Your Fathers (2002), Romare Bearden Revelead (2003) eEternal (2004), no qual Branford recria canções que já pertenceram à  voz de Billie Holiday, Sonny Rollins e Nat King Cole.



DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Romances for Saxophone Romances for Saxophone
1986

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville