Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Cliff Richard

Cliff Richard

Cliff Richard é o nome artístico de Harry Rodger Webb, um dos principais nomes da música pop britânica. Apesar de a carreira ter sido construída no Reino Unido, o país de origem do cantor é a Índia. Cliff nasceu em Lucknow, no dia 14 de outubro de 1940.

O caminho musical do artista começou em 1958, com a banda de apoio The Shadows. "Move it" foi a primeira canção da jovem promessa, chegando ao segundo lugar nas paradas britânicas. O single é o principal do primeiro álbum, lançado em 1959 com o título Cliff. Mais tarde, foi a vez dos singles "Living Doll" e "Travelling Light" assumirem as primeiras posições nos rankings do Reino Unido.

Em 1961, Cliff Richard gravou um vídeo da música "The Young Ones", alcançando mais de um milhão de vendas. O sucesso proporcionou a ele ainda mais reconhecimento logo no início da trajetória. O disco "21 Today" veio no mesmo ano, em comemoração ao 21º aniversário de Richard.

"Happy Birthday to You" foi a faixa de maior sucesso.

Em maio à fama marcada por lançamentos, apresentações, viagens pelo mundo e participações na TV e no cinema, em 1965 aconteceu na vida de Cliff Richard aquilo que mudaria seu estilo para sempre: o cantor passou a frequentar regularmente uma igreja evangélica. No ano seguinte, o artista passou a falar abertamente sobre a fé cristã, fazendo com que os fãs chorassem por temerem o fim da carreira musical do britânico.

Em 1967, Cliff divulgou um álbum gospel - nomeado Good News - e estrelou como protagonista em um filme religioso, chamado "Two a Penny", de 1968. Além disso, apareceu em alguns programas fazendo discursos contra drogas e sexo antes do casamento.

Com músicas cristãs e um pop mais tranquilo, Cliff mesclou a forma das canções, mas nunca deixou de fazer sucesso. Por mais de 40 anos, atuou em todos os continentes e, junto a Elvis Presley, é o artista com hits mais vendidos durante toda a carreira.

Ao todo, foram produzidos 43 álbuns de estúdio, 6 soundtracks, 35 compilações, 6 álbuns gospel, 10 discos ao vivo e 139 singles. 

Os trabalhos de maior destaque da carreira do cantor foram os álbuns Summer Holiday (1962), Wonderful Life (1964), I'm Nearly Famous (1976), Rock 'N' Roll Juvenile (1979), I'm No Hero (1980), Now You See Me, Now You Don't (1982), Always Guaranteed (1987), Stronger (1989), From A Distance (1990), Cliff Richard - The Album (1993) e Real As I Wanna Be (1998).

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: I'm Nearly Famous (Remastered) I'm Nearly Famous (Remastered)
2001

Imagem em Miniatura do Álbum: 40 Golden Greats 40 Golden Greats
1989

Imagem em Miniatura do Álbum: Love Songs (Remastered) Love Songs (Remastered)
1981

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >