Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Duran Duran

Duran Duran

Inspirado por David Bowie e Roxy Music, tanto quanto no estilo pós - punk e disco, os companheiros de escola Nick Rhodes (teclados) e John Taylor (guitarrista), formaram o Duran Duran em 1978 com mais dois amigos: Simon Colley (baixo e clarinete) e Stephen Duffy (vocal). O nome da banda foi tirado de um personagem do filme de Roger Vadim: Barbarella. Começaram a fazer shows em Birmingham com a ajuda de uma bateria eletrônica. Em mais ou menos um ano Duffy e Colley deixaram o grupo. Mais tarde Duffy formaria a banda Lilac Time. Duffy foi substituà­do pelo vocalista da banda TV Eye, Andy Wickett e também entrou para a banda o baterista Roger Taylor.

Depois de gravarem uma demo, John Taylor chamou o baixista e guitarrista John Curtis para se juntar à  banda, mas ele saiu alguns meses depois. O grupo colocou um anúncio no jornal Melody Maker procurando um guitarrista. Esse anúncio chamou a atenção do guitarrista Andy Taylor que acabou entrando para a banda. Mas o Duran ainda tinha um problema: não arranjavam um vocalista.

Depois da saà­da de Wickett em 1979, um par de vocalistas passaram pelo grupo até a entrada de Simon Le Bon, que antes do Duran era vocalista de uma banda punk chamada Dog Days e também estudava arte dramática na Universidade de Birmingham. Simon juntou-se a banda no começo de 1980. Uma funcionária do bar Run Runners, onde a banda costumava tocar, sabendo da procura deles por um vocalista, apresentou Simon a eles.

No final de 1980 a banda já era popular no circuito chamado "˜new romantics"™ na Inglaterra e tinha assinado um contrato com a gravadora EMI. 'Planet Earth', o primeiro single da banda, rapidamente alcançou o décimo segundo lugar nas paradas da primavera de 1981. Imediatamente o Duran Duran tornou-se a banda là­der do movimento "˜new romantics"™, tornando-se a sensação da música britânica e de toda imprensa.

A popularidade do grupo cresceu ainda mais com os và­deos, especialmente com o và­deo Girls on Film. Apesar do và­deo ter sido banido pela BBC, o single tornou-se o primeiro da banda a entrar no top 10. O primeiro álbum, que tem o mesmo nome da banda, alcançou o terceiro lugar e permaneceu nas paradas por 118 semanas.

A banda rapidamente lançou o segundo álbum chamado Rio na primavera de 1982. O álbum entrou no segundo lugar nas paradas e os singles 'Hungry Like the Wolf' e 'Save a Prayer' tornaram-se top 10. Em novembro do mesmo ano, o lançamento do remix EP Carnival. Foi lançado somente nos EUA e a banda que já era superstar na Europa, começou o seu sucesso na América. A MTV que estava começando na época foi de uma grande ajuda para o sucesso da banda no paà­s. Os và­deos do Duran Duran passavam o dia inteiro na TV. No começo de 1983 o single 'Hungry Like the Wolf' entrou no top 10 dos EUA. E logo o álbum Rio teve dois milhões de cópias vendidas.



A banda virou mania nos EUA com a música 'Is There Something I Should Know', que também foi top 10. Essa música foi o single número um da banda na Inglaterra. Isso também fez com que o primeiro álbum aumentasse suas vendas.

O Duran Duran aproveitou a popularidade para lançar o álbum Seven and The Ragged Tiger ainda em 1983. O álbum alcançou logo o primeiro lugar nas paradas de sucesso inglesas e ficou em oitavo lugar nas paradas americanas. A banda decidiu interromper os trabalhos depois de completar um ano e meio de turnê ao redor do mundo. O documentário Sing Blue Silver conta as estórias dessa longa turnê da banda.

Em novembro de 1984 eles lançaram o single 'Wild Boys', que alcançou o segundo lugar nos Estados Unidos e na Inglaterra. Essa música foi adicionada ao álbum ao vivo chamado Arena. No final desse ano, foram convidados para participar do single 'Do They Know It"™s Christmas', organizado por Bob Geldof para arrecadar dinheiro para as pessoas da Etiópia. Muitas personalidades participaram do evento e em 1985 fizeram o super concerto 'Live Aid'. A banda tocou quatro músicas e essa foi a última apresentação do Duran com Andy e Roger.

Em 1985 eles foram chamados para fazer 'A View to a Kill', tema do filme 007. No mesmo ano, Andy e John resolveram tentar algo diferente e montaram o Power Station com Robert Palmer e Tony Thompson , baterista do Chic. 'Some Like it Hot' e 'Get it on' chegaram ao top 10.

Em resposta ao Power Station, os outros três integrantes do Duran, decidiram montar o Arcádia com um álbum chamado So Red the Rose. O single 'Election Day' também alcançou o top 10.

No começo de 1986, Roger Taylor anunciou que tiraria umas férias de um ano da banda, mas nunca mais retornou. Alguns meses depois, Andy Taylor também saiu, foi tentar uma carreira solo que não deu certo. Em 1986, o agora trio, lançou Notorious. O álbum teve um sucesso relativo. Apesar de estar entre no top 10, a popularidade do grupo começou a cair.

Em 1988 lançaram o álbum Big Thing e a música 'I Don"™t Want Your Love' foi o último single a chegar ao top 10. Em janeiro desse ano se apresentaram no Brasil, no festival "˜Hollywood Rock"™. Até hoje Nick fala que o show de São Paulo foi o melhor show do Duran Duran.

Em 1989 lançaram o álbum Decade com os singles de maiores sucessos da banda. Alguns meses depois lançaram Liberty, o primeiro álbum da banda a não receber disco de ouro. O guitarrista Warren Cuccurullo, que já tinha tocado com Frank Zappa e Missing Persons e trabalhava para a banda como músico contratado, foi integrado ao trio com a saà­da de Andy.

Em 1993 a banda retornou com um álbum maduro chamado Duran Duran, como no primeiro álbum, mas o trabalho ficou conhecido como ,The Wedding àlbum por causa de sua capa com as fotos dos casamentos dos pais dos integrantes da banda. As músicas 'Ordinary World' e 'Come Undone' fizeram com que a banda voltassem ao top 10 dos Estados Unidos e da Inglaterra. O álbum não somente fez com que voltasse o status da banda como teve a melhor crà­tica de todos os álbuns da carreira da banda.

Em seguida o grupo lançou o álbum de covers Thank You que apesar da crà­tica tê-lo considerado ruim, conseguiu disco de ouro nos Estados Unidos. Neste álbum Roger Taylor participou de duas músicas: 'Watching the Detectives' e 'Perfect Day'.

Em 1996 a banda começou a gravar o seu novo álbum Medazzaland. John começou a trabalhar em projetos solos e criou um selo independente chamado B5 Records, onde gravou seu álbum solo chamado "˜Fellings are Good and Other Lies"™. John também se reuniu com o Power Station, mas acabou saindo porque precisava de um tratamento para o và­cio da cocaà­na e álcool. Em seu lugar ficou Bernard Edward do grupo Chic, que fez questão de manter todas as linhas de baixo que John já tinha feito. Fizeram o álbum Living in Fear. Pouco tempo depois, Bernard veio a falecer no Japão. John também estava trabalhando com uma banda chamada Neurotic Outsiders, que além de John contava com Steve Jones dos Sex Pistols e Duff McKagen & Matt Sorum do Guns & Roses. O Neurotic Outsiders gravou um álbum com o nome da banda e se apresentou em alguns clubes. Ainda neste ano, Nick e Warren formaram uma companhia de produção chamada TV Mania. Eles escreveram uma ópera Rock chamada "˜Bored with Prozac and The Internet"™. Também fizeram algumas produções no álbum de retorno do Blondie.

Em 1997, durante uma convenção de fãs do Duran Duran, John participou com um acústico e perto do encerramento, disse que estava deixando a banda. Muitos acharam que era o fim do grupo. Em outubro de 1997 saiu Medazzaland. O và­deo do single 'Eletric Barbarella' foi proibido na MTV americana e na Muchmusic.

Em 1998 a banda saiu da gravadora Capitol. No mesmo ano, a EMI lançou Essential Duran Duran: Night Versions. O álbum contém remixes que nunca tinham sido lançados antes.
Também foi lançado Greatest, com os sucessos de 1981 até Eletric Barbarella de 1997. Em dezembro de 1998 a banda fez uma turnê pela Inglaterra chamada "˜Latest and Greatest Tour"™, que foi filmada e exibida pela HBO. Também filmaram "˜Behind the Music"™, um programa que conta a trajetória da banda.

Em 1999 assinaram com a gravadora Hollywood Records.

Com 60 milhões de discos vendidos, o Duran Duran lançou seu álbum Pop Trash em 13 de julho de 2000. O single top deste trabalho 'Someone Else not Me' ganhou uma versão em và­deo, que foi premiada pela inovação tecnológica.

A Pop Trash Tour 2000 começou em 21 de julho na Flórida. Em 2003, a banda comemorou 25 anos e a EMI remasterizou uma nova versão do álbum Rio. Em abril, após oito anos, o grupo anunciou uma turnê com a formação original da banda. O Duran Duran entrou em 2004 já recebendo prêmios da indústria fonográfica britânica e participando de alguns encontros musicais. Contudo, o lançamento do novo álbum, e uma possà­vel turnê mundial, ainda são aguardados.

No incà­cio de 2006, a banda regravou "Instant Karma!", de John Lennon, para a campanha Make Some Noise, patrocinada pela Anistia Internacional. Essa versão apareceria mais tarde no Instant Karma: The Amnesty International Campaign to Save Darfur. Além disso, eles tocaram em dois eventos de alto nà­vel: o Prêmio Nobel e os Jogos Olà­mpicos de Inverno de 2006. Depois de algumas semanas de composição no norte da Califórnia, a banda começou a trabalhar com o produtor Michael Patterson, em Londres, e assim continuaram por meses. Eles relataram ter 15 faixas quase completas e um álbum intitulado provisoriamente Reportage. Porém, meses se passaram e não havia nenhuma novidade. O álbum não foi liberado devido à  problemas com Andy Taylor, que não concordava em mudar algumas canções para uma levada mais Pop. Segundo ele em sua autobiografia, a ideia inicial de Reportage era trazer de volta a antiga musicalidade da banda, com algumas canções misteriosas inspiradas na Guerra do Iraque, mas Simon Le Bon e Nick Rhodes (pelos quais ele sempre teve certas rivalidades) queriam uma sonoridade mais Electropop, Hip Hop, ao estilo de Justin Timberlake. E para Andy, isso criava um rótulo no novo trabalho. Em Setembro, a banda se reuniu com Justin Timberlake e o produtor Timbaland, de olho em uma colaboração de potencial para a criação de singles para o álbum. Logo, 3 canções haviam sido completadas, incluindo um dueto com Justin Timberlake.

Em 25 de Outubro de 2006, Andy se separou da banda pela segunda vez. Em um comunicado oficial no site do grupo, o Duran Duran afirmou que "um abismo impraticável" se criou entre eles e Taylor, e que "não poderiam mais funcionar efetivamente juntos". Dom Brown, que já havia excursionado com a banda em alguns shows, assumiu as funções de Andy e, desde então as realiza. Depois da partida de Taylor, a banda cancelou Reportage, gravando um novo álbum. Em Julho, o Duran Duran tocou duas vezes no Estádio Wembley, uma no Concerto para Diana e outra no Live 8. Em 25 de Setembro, com a colaboração de Justin Timberlake, "Falling Down" foi lançada como single no iTunes. Assim, a banda anunciou nove datas no Ethel Barrymore Theater, na Broadway, para a premiére de Red Carpet Massacre. Posteriormente, o grupo se apresentou em Londres e em Dublin.

Em Maio de 2008, eles viajaram para os EUA em sua turnê mundial. Em Junho, fizeram um show no Museu do Louvre, em Paris, num esforço de captação de recursos para a restauração de uma magnà­fica tela. Com isso, foram novamente pioneiros, pois o Duran Duran tornou-se a primeira banda a fazer um concerto de rock no local, que durante toda sua existência, nunca havia permitido eventos como este. Em 02 de Julho, em Paris, Mark Ronson tocou um set exclusivo num show com o Duran Duran. Juntos, apresentaram alguns remixes de hits da banda, e também, canções do novo trabalho, Red Carpet Massacre. Simon Le Bon (elogiado por Ronson de "o melhor vocalista do Planeta Terra") cantou algumas canções do DJ e Produtor. Ao contrário do álbum anterior (Astronaut), Red Carpet Massacre não obteve bom desempenho: vendeu mal e recebeu respostas contraditórias da imprensa musical. "Nite-Runner" e "Skin Divers", cotadas como possà­veis outros singles do álbum, nunca foram de fato.

Em Novembro de 2008, durante a turnê mundial, estiveram no Brasil pela segunda vez. Não tão badalados pela imprensa quanto a primeira vez, o grupo teve mais calma e pôde dar maior atenção aos fãs brasileiros. Inicialmente, a banda iria realizar quatro shows em três cidades brasileiras: Dois em São Paulo (Via Funchal), um no Rio de Janeiro (HSBC Arena), e outro em Porto Alegre (Pepsi On Stage). Porém, problemas com a organização do evento fizeram com que o show da capital do Rio Grande do Sul fosse cancelado. Além disso, o show do Rio de Janeiro foi passado para outra casa de shows, o Vivo Rio. O Duran Duran realizou os três shows com maestria! O Electroset que estava presente na turnê do Red Carpet Massacre não foi executado para dar espaço aos hits mais antigos da banda. Os antigos sucessos repaginados em versões mais elétricas contagiaram o público presente nos shows. Em São Paulo, os dois dias foram de casa lotada. No Rio de Janeiro, a platéia foi ao delà­rio com a performance apoteótica de "Rio", com direito à  Simon Le Bon se enrolando na bandeira brasileira. Nesta passagem da banda pelo paà­s, os fãs elogiaram muito as apresentações altamente técnicas do grupo, que se uniam a um show de simpatia e alegria... Uma festa Ploc de luxo. Os internautas da UOL elegeram o Duran Duran como melhor show internacional de 2008, deixando a banda na frente de nomes como Cyndi Lauper, Madonna e R.E.M.

Em 2009, após dois álbuns lançados com a Epic Records, o grupo se desligou do selo. Meses depois, anunciaram que estavam trabalhando num novo álbum com o premiado produtor Mark Ronson (Amy Winehouse, Lily Allen, Robbie Williams, Maroon 5, Christina Aguilera, Adele), e que este álbum seria um "resgate à s raà­zes musicais da banda", com elementos que trariam um tributo ao próprio Duran Duran.

No inà­cio de 2010, foi revelado que a banda estaria contribuindo com um cover de "Boys Keep Swinging" para um tributo à  David Bowie, intitulado We Were So Turned On, a partir do qual todos os lucros foram para a War Child. O projeto também contou com a participação de Carla Bruni, Devendra Banhart, entre outros artistas. O álbum foi lançado em 14 de Setembro de 2010, pela Manimal Vinyl. Em Novembro de 2010, o Duran Duran anunciou o lançamento mundial de seu 13º álbum de estúdio, intitulado All You Need Is Now. Lançado de forma independente (pela primeira vez fora de uma grande gravadora), o álbum é chamado por Ronson de "a continuação de Rio". O primeiro single, "All You Need Is Now", foi lançado digitalmente no dia 8 de Dezembro no iTunes. O álbum foi lançado também exclusivamente pelo iTunes no dia 21 de Dezembro, atingindo o 1º lugar nas paradas de 15 paà­ses (incluindo Reino Unido). Nos EUA, chegou ao #2, e permaneceu nas paradas por mais duas semanas. Também em Dezembro, foi lançada uma edição split 7" limitada de "Boys Keep Swinging", além de um EP exclusivo no iTunes, From Mediterranea With Love, que vinha com a canção "Mediterranea" e versões ao vivo para "(Reach up for the) Sunrise" e "Ordinary World". O guitarrista e compositor Dom Brown co-escreveu e participou das gravações de All You Need Is Now. Além disso, participou do clipe do primeiro single do álbum.

No dia 03 de Fevereiro de 2011, o grupo se apresentou com maestria no Pepsi Super Bowl Fan Jam, onde tocaram canções como "All You Need Is Now", "Notorious", "Being Followed" e "Girl Panic!", esta última posteriormente anunciada como segundo single do novo trabalho.

No dia 25 de Fevereiro, em Milão, o Duran Duran recebeu o Style Award. Letizia Morati, prefeita da cidade, entregou à  banda a chave do municà­pio, reconhecendo-os como à­cones do estilo no século XX.

O álbum fà­sico foi lançado no dia 21 de Março de 2011, em vários pacotes, com vasto conteúdo de materiais bônus, em comemoração ao 30º aniversário do primeiro lançamento da banda, "Planet Earth". Além das canções já lançadas no álbum digital e a inclusão de "Mediterranea", outras inéditas foram incluà­das. O álbum, que já havia tido um desempenho espetacular no iTunes, figurou bem as paradas do Reino Unido (#11) e EUA (#29), alcançando posições superiores ao seu último álbum, Red Carpet Massacre.

A turnê de All You Need Is Now começou oficialmente no mês de Março, tendo várias datas badaladas na América e na Europa. No dia 23 daquele mês, promovendo o lançamento de All You Need Is Now, o Duran Duran tocou no Mayan Theater, em Los Angeles, como um pontapé inicial para a segunda temporada da série "Unstaged: An Original Series from American Express". O concerto foi dirigido por David Lynch, sendo transmitido ao vivo pelo Youtube. O show teve em suas participações, nomes como Gerard Way do My Chemical Romance, Beth Ditto, Kelis, e Mark Ronson. A Rolling Stone publicou uma matéria, comentando a performance do show: "Espetacular".[48] O quarteto também tocou no principal festival de música eletrônica do mundo, o Coachella Music, com direito a um cover de "Poker Face" (sucesso de Lady Gaga) durante a performance de "Girls On Film".

Em Maio, a banda foi forçada a cancelar e reprogramar os shows da turnê de verão na Europa, devido a problemas com a voz de Simon, que teve uma laringite. Recentemente, novas datas foram anunciadas nos Estados Unidos, e os shows na Europa e na América do Sul acontecerão em 2012, segundo John Taylor. Ainda assim, foi confirmada com muita expectativa da mà­dia, uma apresentação do grupo no Festival de música SWU, em Paulà­nia, SP, no dia 13 de Novembro. São esperadas cerca de 70 mil pessoas nesse dia, que ainda conta com Peter Gabriel e Chris Cornell.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Paper Gods (Deluxe Version) Paper Gods (Deluxe Version)
2015

Imagem em Miniatura do Álbum: Greatest Greatest
2008

Imagem em Miniatura do Álbum: Red Carpet Massacre Red Carpet Massacre
2007

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >