Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Enrique Iglesias

Enrique Iglesias

Enrique Iglesias nasceu no dia 8 de maio de 1975, em Madri, Espanha. Chamou a atenção desde cedo, pois é filho da ex-modelo Isabel PreyslerArrastria, figura carimbada da alta sociedade espanhola e de Julio Iglesias de laCueva, um dos maiores cantores românticos da América Latina.

Após a separação dos pais, quando tinha entre 7 e 8 anos de idade, Enrique mudou-se com seu pai para Miami, nos Estados Unidos.

Em 1995, com 20 anos, resolve abandonar a Universidade de Miami, onde estudava, para tentar a sorte como cantor. Algumas de suas "demos" gravadas foram descobertas pela gravadora Fonovisa, que logo fechou contrato como o cantor e ainda no mesmo ano lançou o álbum Enrique Iglesias.

Sem ajuda dos pais famosos, Enrique já colheu os frutos de seu talento logo neste primeiro trabalho. O disco vendeu mais de seis milhões de cópias no mundo e recebeu o prêmio de melhor álbum do ano da Billboard Music e Iglesias recebeu o Grammy de melhor cantor latino.



Já conhecido internacionalmente e taxado de latinlover, o músico lança em 1997 seu segundo álbum, Vivir, que vendeu cerca de 5 milhões de cópias ao redor do mundo e teve uma turnê apresentada em 16 paà­ses, consolidando Enrique como um dos mais versáteis cantores latinos da época. Recebeu ainda Prêmio ASCAP de Melhor Autor do Ano, por suas composições do mesmo álbum. Em 1998 é a vez de Coisas Del Amor.

Estes três primeiros discos garantiram a Iglesias, além de diversas premiações e grande sucesso comercial, várias primeiras posições nos Tops americanos, europeus e da América Latina. Canções como 'Si Tu Te Vas', 'Experiencia Religiosa' e 'Solo En Ti', permaneceram por semanas entre as mais ouvidas.

Em 1999 sai o primeiro álbum em inglês, intitulado Enrique. Por não ser em espanhol, este disco é um trabalho mais elaborado, denso, que acompanhou a maturidade musical do cantor. Conquistou rapidamente o mercado norte-americano e expandiu suas vendas mundo afora. Com mais de 4 milhões de cópias vendidas, Enrique recebe 4 Discos de Platina no Canadá, Disco Duplo de Platina nos Estados Unidos, 3 Discos de Platina em Portugal, 1 Disco de Platina na Alemanha, 1 Disco de Ouro na Tailândia, entre outros prêmios. O destaque ficou por conta da canção 'Could I Have This Kiss Forever', em dueto com Whitney Houston.

Escape (2001) é seu segundo trabalho em inglês e todas as composições levam sua assinatura. O trabalho foi lançado numa data próxima ao atentado do dia 11 de setembro, nos Estados Unidos, e a faixa 'Hero' acabou se tornando um tributo aos "heróis do World Trade Center" (alusão aos bombeiros e outras pessoas que morreram ao tentar salvar as và­timas do atentado).

Sobre a música, declarou o músico certa vez: "esta balada é perfeita, é como um sussurro que entra no ouvido e vai direto ao coração."

Quizás (2002) é o retorno do músico as composições em espanhol. "O poder da música espanhola é tão forte, que eu não podia estar longe dela por muito mais tempo. Foi ótimo gravar um CD inteiro em espanhol outra vez. Os fãs têm estado ao meu lado durante toda a minha carreira e eu espero que gostem de dar mais este passo comigo", relata.

As 17 milhões de cópias vendidas renderam ao álbum um prêmio Grammy e dois American Music Awards. Seven (2003) foi o último lançamento do músico.

Uma curiosidade a respeito do artista foi a parceria que fez com a conceituada dupla brasileira Sandy e Junior na música 'You'remyNumberOne', tocada a exaustão no Brasil.

Com a carreira de músico consolidada, Enrique Iglesias agora procura expandir seu currà­culo artà­stico. Em 2003 participou do filme Era Uma Vez no México (2003, direção de Robert Rodriguez), continuação de A Balada do Pistoleiro (El Mariachi) ao lado das estrelas Antonio Banderas, Salma Hayek e Johnny Depp.
Enrique lançou um álbum espanhol de seus maiores hits em 25 de Março de 2008, que irá incluir 17 músicas #1 e mais 2 músicas inéditas: O primeiro single, "Donde Estan Corazon", foi escrito pelo famoso argentino Coti.
Em 11 de novembro de 2008 foi lançado Greatest Hits com os singles em inglês e incluindo as inéditas "Away" e "Takin' Back My Love".
No inà­cio de 2010, Enrique foi um dos artistas colaboradores da nova versão de We Are the World.
Meses depois, ele anuncia seu primeiro álbum bilà­gue Euphoria, que contará com diversas parcerias, como Akon, Usher e Nicole Scherzinger. Os singles "Cuando Me Enamoro" e "I Like It" foram lançados com sucesso."I Like It", que conta com o rapper cubano Pitbull, foi lançado em 3 de maio de 2010 nos EUA e se tornou um sucesso, alcançando o número 4 na Billboard Hot 100. Após semanas na parada, chegou ao 1°lugar na Billboard Hot / Dance Club Play, tornando-se o número 7 em uma canção sobre o gráfico e também tornando-o o cantor com mais número de acessos empatando com Prince e Michael Jackson. No final do ano de 2010 Enrique também lançou o single "Tonight (I'm F**kin' You) na parceria do rapper Ludacris &Dj Frank E na versão Dirty, e "Tonight ( I'm Loving You )" na versão clean. A versão remix de "Dirty Dancer" com a participação de Usher e também de Lil' Wayne foi lançada como sexto single, seguido de "Ayer", o único single sem colaboração nos vocais.
Iglesias já colaborou com o compositor Gut Chambers para escrever "Un Nuovo Giorno", single do primeiro álbum pop de Andrea Bocelli. A música depois foi traduzida para o inglês chamando-se "First Day of My Life" e gravada pela Spice Girl Melanie C. A música se tornou um grande hit pela Europa e estreou em #1 em vários paà­ses. Enrique também escrevou o single "The Way" que foi cantada por Clay Aiken. 4 músicas foram co-escritas por Iglesias apareceram no atual álbum da banda inglesa The Hollies. Muitas vezes ele disse que enquanto ele não se aposentar ele quer escrever e produzir músicas para outros artistas.
Voltando um pouco em 2000, Iglesias co-produziu um pequeno musical "off Broadway" (pequenos musicais apresentados em menores teatros do que os da Broadway na cidade de Nova York) chamado Four Guys Named Jose and Una Mujer Named Maria. No musical, quatro americanos de descendência latina possuem um comum interesse na música e decidem colocá-lo num show. O show continha muitas referências para várias músicas latinas clássicas e contemporâneas como as de Carmen Miranda, Selena, Richie Valens, Santana, Ricky Martin e o próprio Iglesias.
Enrique também demonstrou um interesse em atuação, estrelando ao lado de Antonio Banderas, Salma Hayek e Johnny Depp no filme de Robert Rodriguez - Once Upon a Time in Mexico (Era uma vez no México, em português) em que interpretou o personagem Lorenzo. Em 2007 ele teve um papel na sitcom Two and a Half Men. Ele diz que actuaria outra vez se o dessem papéis pequenos que coubessem entre seus compromissos musicais.
Também interpretou Gael, um massagista argentino, na sitcom How I Met Your Mother. Ele participa dos dois primeiros capà­tulos da 3ª temporada da série.
Ele também fez parte de um império romano mal no ambicioso comercial de TV da Pepsi, que patrocinou seu último tour mundial. Atuou ao lado de Britney Spears, Beyoncé e Pink que jogam as mesas contra ele no comercial.

Enrique Iglesias é hoje um dos mais bem sucedidos artistas espanhóis. Seguindo o exemplo de seu pai, Julio Iglesias, tornou-se um dos principais cantores românticos do mundo, popstar, alvo de mulheres que o idolatram. Comercialmente, é um dos cantores mais rentáveis e com 36 anos de idade pode-se se gabar de uma carreira vastamente premiada e bem-sucedida.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: SEX AND LOVE SEX AND LOVE
2014

Imagem em Miniatura do Álbum: Euphoria (Deluxe Edition) Euphoria (Deluxe Edition)
2010

Imagem em Miniatura do Álbum: Escape Escape
2001

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville