Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Gabriella Cilmi

Gabriella Cilmi

Quem ouve por ai as canções de Gabriella Cilmi, nem desconfia de sua pouca idade. A jovem cantora, é dona de uma voz poderosa e considerada um dos jovens talentos mais promissores da música internacional. Sua carreira, apesar de curta, já lhe rendeu inúmeros prêmios recebidos por seu primeiro e único disco.

Nascida no subúrbio de Melbourne, na Austrália, Cilmi já demonstrava desde pequena um interesse pela música. Ainda na época de escola, ela decidiu participar de uma audição para o grande fenômeno norte-americano High School Musical, porém, por falta de disciplina, foi rejeitada pelo júri.

Após o triste episódio, ela partiu então para um novo projeto e resolveu montar uma banda cover, que tocava principalmente músicas de grandes nomes do rock, como Led Zeppelin e Janis Joplin.

Em 2004, durante uma de suas apresentações com o grupo em um festival da comunidade local, Cilmi chamou a atenção de Michael Parisi, executivo da Waner Music, que se impressionou com sua performance na canção 'Jumping Jack Flash', dos Rolling Stones.

Com apenas 13 anos, a artista foi para Londres e acabou assinando um contrato com a gravadora Island Records, começando, assim, seu trabalho com o produtor Brian Higgins e sua antiga colaboradora, Miranda Cooper.

Seu single de estréia, 'Sweet About Me', fez sucesso desde a primeira que tocou no programa de TV Later with Jools Holland, em dezembro de 2007. Na mesma época, o outro single, 'Sanctuary', fez parte da trilha sonora do filme St Trinian's.

No começo de 2008, seu primeiro álbum finalmente foi lançado. Lessons to be Learned foi escrito e gravado pelo famoso grupo britânico de compositores/produtores Xenomania e com menos de um ano já alcançou o topo das paradas em diversos paà­ses. Inglaterra, Austrália, e Holanda são alguns deles.

Com uma voz marcante e uma sonoridade que se aproxima muito de Amy Winehouse, Gabriella Cilmi não se livrou das comparações com a cantora. Além dela, Anastacia e Macy Gray também já foram citadas por jornais de grande circulação e pela imprensa internacional quando comparadas com o talento vocal de Cilmi.

Indicada ao prêmio ARIA Awards (Australian Recording Industry Association Music Awards), a cantora venceu todas as categorias a que foi indicada na edição do ano passado. Ela levou pra casa os prêmios de Melhor Artista Feminina, Artista Revelação (por single e álbum), Melhor àlbum Pop, Single Mais Vendido e Single do Ano.

Sua faixa mais premiada, 'Sweet About Me', estourou mundialmente após ser trilha de um comercial de desodorante para a televisão.

Depois de já estar conhecida no cenário musical, a cantora acompanhou a turnê de artistas como Sugababes e Nouvelle Vague, além de abrir alguns shows de James Blunt.

Em janeiro de 2009, a jovem comemora o reconhecimento internacional, que chegou com sua indicação a maior premiação da música britânica. Mesmo perdendo para sua concorrente Katy Parry no Brit Awards 2009, Cilmi ainda colhe o sucesso de seu álbum de estréia, mostrando que nem só de disciplina se faz um artista. Sua voz potente, composições certeiras e muito talento também foram decisivos para sua ascensão na indústria musical.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: The Sting The Sting
2013

Imagem em Miniatura do Álbum: Lessons to Be Learned Lessons to Be Learned
2009

Imagem em Miniatura do Álbum: iTunes Live: London Festival '08 - EP iTunes Live: London Festival '08 - EP
2008

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville