Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Jamiroquai

Jamiroquai

Nascido em Londres na onda do chamado Acid Jazz, estilo surgido no começo da década de 90 e que revelou bandas como The Brand New Heavies e Incognito, o Jamiroquai é o principal nome dessa vertente musical tipicamente britânica que mistura o balanço do funk e do soul da década de 70 com a sofisticação e a musicalidade do jazz.

Fruto do trabalho do là­der, vocalista, compositor e letrista Jason Kay, a banda foi batizada antes mesmo de existir como grupo musical. Jay Kay, como também é conhecido, que já compunha algumas canções, batizou seu projeto musical com uma fusão do nome de uma tribo indà­gena norte-americana - os Iroquai - com a palavra Jam - que em inglês é uma espécie de ensaio musical - fazendo também um trocadilho com as iniciais de seu próprio nome. Só então passou a procurar músicos para acompanhá-lo em seus shows e gravações.



Tendo como sua principal influência o som de Stevie Wonder, as primeiras composições de Jason traziam melodias agradáveis e dançantes. As letras particularmente apresentavam um engajamento social e ecológico bastante forte. O primeiro single do grupo, "˜When You Gonna Learn"™ lançado numa época em que a consciência ambiental era a efervescência do momento, falava sobre o descaso da humanidade com o meio ambiente e com o planeta. A música foi lançada no mesmo ano da realização da Eco 92, reunião entre diversos paà­ses acerca da necessidade de uma agenda ambiental global.

A reunião, como sabemos hoje, fracassou, mas o para o Jamiroquai o ano foi de glória. O sucesso da música rendeu um contrato com a Sony, que foi responsável pelo lançamento do primeiro disco do grupo Emergency on Planet Earth, que, como o tà­tulo sugere, seguiu a mesma linha filosófica do primeiro hit. Músicas como "˜Too Young to Die"™ e "˜Blow your Mind"™ são alguns sucessos do álbum.

O disco seguinte, Return of the Space Cowboy, de1995, é um pouco mais calmo com melodias suaves, cujo maior hit é a própria faixa tà­tulo "” cuja letra fala basicamente sobre maconha. O sucesso do álbum ajudou a banda a marcar seu território no mercado fonográfico mundial, mas a consolidação veio com o terceiro trabalho, Travelling Without Moving, lançado em 1997.

Com sua introdução inconfundà­vel de violinos e acordes de piano, a faixa de abertura do álbum, "˜Virtual Insanity"™, foi arrebatadora. Parte do seu sucesso é também devida ao và­deo-clipe da música, que marcou época com seus misteriosos efeitos especiais, que mostravam Jay Kay dançando, deslizando e desafiando as leis da fà­sica.

Outros destaques do disco são "˜Cosmic Girl"™ e "˜Allright"™, que com sua levada disco-soul fazem sucesso nas pistas de dança até hoje.

Travelling Wiothout Moving ainda rendeu ao Jamiroquai cinco MTV Awards – incluindo clipe do ano – e o Grammy de Melhor Performance Pop de Grupo. Foi durante a turnê desse álbum que a banda fez sua primeira passagem pelo Brasil, se apresentando no extinto Free Jazz Festival. Os shows do grupo são conhecidos pela performance dançante de Jay Kay e por seus chapéus malucos, que são sua marca registrada.

Junto com o sucesso veio o dinheiro. E o novo hobby de Jay Kay acabou entrando em contraste com o discurso ecológico-social da banda. Aficcionado por carros esportivos, Jason adquiriu o gosto por acelerar Ferraris e Lamborghinis nas imediações de Londres, o que não pegou muito bem junto aos fãs. Jason passou a ser visto como uma personalidade controversa, de um lado falava sobre meio-ambiente, desigualdades e outros problemas sociais, de outro assinava uma linha de perfumes da grife Hugo Boss enquanto queimava gasolina com carrões italianos. Entre um e outro, Jay, sem abrir mão do engajamento, passou a priorizar letras mais neutras, psicodélicas, românticas ou simplesmente divertidas.

No ano de 1998 a banda ainda compôs uma faixa para a trilha sonora do remake do filme Godzilla, "˜Deeper Underground"™, que alcançou o primeiro lugar na parada britânica. O disco seguinte Synkronized, do mesmo ano, trazia uma sonoridade mais eletrônica, em contraste com a textura setentista, ainda presente em músicas como "˜Canned Heat"™. Em 1999 a banda passava novamente pelo Brasil.

O álbum seguinte A Funk Odissey, de 2001, seguiu a mesma linha do anterior, carregando ainda mais nos sintetizadores, aproximando a sonoridade do grupo a bandas dos anos 80 como Chic, e trazendo o hit "˜Little L"™.

Após quatro anos sem nenhum lançamento, o retorno triunfal do Jamiroquai ao centro das atenções do cenário musical, no entanto, veio com seu sexto álbum, Dynamite, de 2005. O disco também marcou o retorno da banda aos temas mais politizados, como em "˜(Don"™t) Give Hate a Chance"™, onde Jay Kay fala sobre alguns dos temas mais em voga na ocasião: a guerra e a intolerância. Outros destaques do disco são as dançantes "˜Dynamite"™, "˜Electric Mistress"™, "˜Starchild"™ e "˜Time Wont Wait"™, a romântica "˜Seven Days In Sunny June"™ e a indicada ao Grammy "˜Feels just Like it Shoud"™.

Em 2006, durante a turnê de Dynamite, a banda fez sua terceira passagem pelo Brasil. No mesmo ano, o Jamiroquai decidiu comemorar seus 14 anos de existência lançando uma coletânea. High Times: The Singles 1992 – 2006 traz 16 sucessos e mais duas composições inéditas: "˜Runaway"™ e "˜Radio"™.

Rock Dust Light Star é o sétimo álbum de Jamiroquai. O álbum foi lançado em 01 de novembro de 2010. O álbum é inteiramente escrito pela banda, e produzido pela primeira vez com os colaboradores Charlie Russell e Spence Brad . A banda revelou que o estilo musical do álbum é mais centrada no funk e rock. O álbum traz sucessos como "Blue Skies" e "Lifeline".

Embalando as pistas de dança desde o começo da década de 90 até hoje, o Jamiroquai provou que não é só uma banda retrô ou saudosista. O talento dos músicos em fundir estilos que vão desde o jazz até a música eletrônica, passando pelo funk, pelo soul e pela disco, e ainda assim soar natural e harmonioso, construiu a reputação que o grupo tem hoje dentro do mercado musical. Tal fato é o que nos dá a certeza de que o som do Jamiroquai ainda permanecerá atual por muito tempo.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: High Times - Singles 1992-2006 High Times - Singles 1992-2006
2006

Imagem em Miniatura do Álbum: Dynamite Dynamite
2005

Imagem em Miniatura do Álbum: Synkronized Synkronized
1997

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >