Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Jay Sean

Jay Sean

Kalid Mammoud Singh Jhooti mais conhecido como Jay Sean nasceu em Londres, em 26 de Março de 1981. É cantor e compositor britânico de música R&B, nascido na Jordânia, onde atualmente mora no Reino Unido. De ascendência britânica, àrabe, e indiana. Frequentou as escolas Sandringham Primary School, Forest Gate Community School e Sir George Monoux College. Mais tarde, estudou na Barts and The London School of Medicine and Dentistry, no curso de medicina, depois saiu para seguir a sua carreira artà­stica. Assinou com a Virgin Records, depois da gravação da faixa "One Minute", conheceu o produtor Rishi Rich.
O seu primeiro conhecimento, foi pelo single "Dance with You (Nachna Tere Naal)" no Reino Unido, colaborando com Rishi Rich e Juggy D. Sean assegurou o ganho de um milhão de libras graças ao acordo com a Virgin Records. O seu segundo single "Eyes on You", posicionou-se no top 10, alcançando a sexta posição.

O cantor gravou um và­deo para a canção "Me Against Myself", mas apenas saiu na Internet, nomeadamente no seu canal oficial no Youtube. O seu terceiro single, "Stolen", e o seu maior single no Reino Unido, alcançou a quarta posição, com a colaboração da actriz Bipasha Basu que até apareceu no và­deo musical. O seu álbum de estreia, Me Against Myself, foi lançado e recebido positivamente pela crà­tica.O álbum foi bem vendido comercialmente, não só no Reino Unido, mas no estrangeiro também. Na àndia, vendeu mais de dois milhões de cópias.O cantor fez uma pequena aparência no filme de Hollywood, Kyaa Kool Hai Hum, cantando a canção "Dil Mera (My Heart)" para a trilha sonora. Em Fevereiro de 2006, depois de vários atrasos com o seu segundo álbum, deixou a Virgin Records.
Após a separação com a antiga editora, Sean regressou em 2007 com o o single "Ride It", e foi o primeiro do segundo álbum de estúdio My Own Way (provisoriamente intitulado de Deal With It). Foi o primeiro lançamento com contacto assinado com a nova editora, que foi uma junção de uma editora criada pelo cantor, Jayded Records e com 2Point9 Records. O và­deo musical de "Ride It", trouxe um novo estilo visual do cantor, depois de ter estado ausente durante três anos e meio. O cantor escreveu a canção "Deal With It", para o seu álbum, mas foi dado ao artista da Disney, Corbin Bleu que desta feita foi usado no filme original High School Musical. A canção foi ouvida mais de 120,000 vezes na América, e uma das faixas mais tocadas nas rádios, escrito por um compositor Europeu venceu nos BMI Songwriter Awards.
Em 18 de Outubro de 2008 durante a cerimônia dos MOBO Awards, Sean anunciou que tinha assinado com a editora americana de hip hop Cash Money Records. Fazendo dele o primeiro cantor britânico asiático a assinar com uma editora americana.

O seu single de estréia na América, "Down", conta com a colaboração do rapper Lil Wayne. No dia 17 de Junho, a canção alcançou a primeira posição de faixas mais ouvida nas rádios americanas.
Em 2009 nos UK Asian Music Awards o cantor ganhou três prémios, nas categorias de "Best Male", "Best Urban Act" e "Best Album"
Na sua primeira entrevista na América para a MTV IGGY, anunciou que gravou cinco novas canções para o relançamento do álbum My Own Way (edição americana), incluindo a canção "Down". Também comentou a sua colaboração com o cantor Akon nos Grammy Awards em 2009. O cantor também participou numa canção chamada "Written On Her" com Birdman lançada a 23 de Junho de 2009 no iTunes. A música tocou durante a entrevista à  rádio Westwood Radio 1. Também participou no single de Skepta, lançado a 10 de Junho de 2009 no iTunes.
All or Nothing é o álbum americano de estréia do cantor britânico Jay Sean e foi lançado em 2009. Faz parte da Universal Music Group Super Monday, onde todos os seus álbuns de alto perfil são lançados. "Down", com a participação do colega de editora, Lil Wayne, foi oficialmente lançado 30 de Junho de 2009 nos Estados Unidos da América para download digital. É o primeiro single do álbum, e atingiu a primeira posição na Billboard Hot 100. O segundo single "Do You Remember", foi lançado a 20 de Outubro nas rádios.
O cantor faz vários tipos de trabalho comunitário. Trabalhou com a BBC Blast durante os eventos de digressão. Também a Aga Khan Foundation num evento de caridade, em 2004 e 2009.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Neon Neon
2013

Imagem em Miniatura do Álbum: All or Nothing (Bonus Track Version) All or Nothing (Bonus Track Version)
2009

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >