Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: John Mayer

John Mayer

O musico norte-americano John Clayton Mayer nascido em 16 de outubro de 1977, nasceu em Bridgeport, Connecticut e cresceu em Fairfield, Connecticut. Fez o colegial na Fairfield Warde High School e na Brien McMahon High School em Norwalk, Connecticut. No seu terceiro ano ele entrou no Center for Global Studies Abroad, um programa para estudantes do Condado de Fairfield estudarem japonês.
Mayer escutava música pop, mas somente aos treze anos começou a tocar guitarra elétrica, quando um vizinho lhe deu uma fita de Stevie Ray Vaughan, Mayer descobriu o blues. Depois de dois anos praticando, ele começou a tocar em bares de blues e outros locais. No colegial ele estava em uma banda chamada Villanova Junction com Joe Beleznay, Tim Procaccini, e Rich Wolf.
Depois de tocar guitarra por vários anos, Mayer entrou na Berklee College of Music em Boston, Massachusetts aos 19 anos. Ele logo percebeu que, ao invés de estudar música, seu maior interesse era escrever e tocar. Assim, decidiu abandonar os estudos e mudar para Atlanta, Geórgia.

Lá, ele inicou sua carreira de fato, rapidamente ganhando fama local nos cafés e bares da região.
O musico começou sua carreira tocando rock principalmente acústico, mas aos poucos começou uma transição para o blues em 2005, colaborando com artistas de renome blues como B.B. King, Buddy Guy e Eric Clapton, e por formar o John Mayer Trio. A influência do blues pode ser ouvida em seu álbum Continuum, lançado em setembro de 2006. No 49th Annual Grammy Awards, em 2007, Mayer ganhou o prêmio de Melhor àlbum Pop Vocal para Continuum e Melhor Performance Vocal Pop Masculina por "Waiting On The World To Change".
Em 2003, ganhou um Grammy de Melhor Performance Vocal Pop Masculina pelo lançamento em 2002 do compacto "Your Body Is A Wonderland" do disco Room for Squares. Em fevereiro de 2005, foi premiado em Performance Vocal Pop Masculina pela canção "Daughters" do disco Heavier Things. Os seus rivais ao tà­tulo eram Elvis Costello, Josh Groban, Prince e Seal. Levou também para casa o Grammy de Canção do Ano que foi entregue aos compositores de "Daughters". Em fevereiro de 2007, foi premiado em Melhor Interpretação Pop Masculina pela canção "Waiting On The World To Change" do CD Continuum. E ainda por Melhor àlbum Pop, com o CD Continuum. John Mayer fez turnê com várias bandas, incluindo Maroon 5, Guster, Counting Crows, The Wallflowers, e Teitur. Algumas de suas canções mais populares são "Gravity", "Bigger Than My Body", "No Such Thing" e "Your Body Is a Wonderland".
Apesar da fama de compositor sensà­vel, é também um excelente guitarrista. Influenciado por Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaughan, aceitou um convite de Eric Clapton para tocar no Crossroads Guitar Festival.
Em 2004, John trabalhou com o produtor e artista de hip hop Kanye West, aparecendo na canção "Go" do rapper Common e "Bittersweet" do próprio Kanye West.


Ainda no mesmo ano, John formou o John Mayer Trio com o baixista Pino Palladino e o baterista Steve Jordan, quem ele conheceu em sessões de estúdio anteriores. O Trio toca uma combinação entre blues e rock. Em novembro de 2005 eles lançaram um disco ao vivo chamado "TRY!". O primeiro compacto, "Who Did You Think I Was?" faz referência à  decisão de John de se afastar da música pop acústica. Em outubro de 2005 o John Mayer Trio abriu para os Rolling Stones em uma turnê deles cujos ingressos foram esgotados.
Continuum", lançado em setembro de 2006, foi produzido pelo próprio John Mayer, juntamente com o baterista do trio, Steve Jordan. Este disco continua no estilo de seu lançamento com o trio, combinando sua caracterà­stica música pop com a sensação, som, groove e sensibilidade do blues. "Continuum" estreou já na 2ª posição da Billboard e "Waiting On The World To Change" foi a 3ª canção mais comprada da iTunes Store na semana de seu lançamento.
Where the Light Is: Live in Los Angeles é um álbum ao vivo e filme realizado pelo cantor e compositor e dirigido por Danny Clinch. O concerto para o álbum foi gravado e filmado em 8 de dezembro de 2007, em Los Angeles, Califórnia, no Nokia Theatre LA Live para o Annual Holiday Charity Revue, que levantou fundos para diversas instituições de caridade de Los Angeles. No Brasil foi certificado pela ABPD com Disco de Ouro pelas mais de 15 mil cópias vendidas no paà­s.
O concerto apresenta três conjuntos de John Mayer: um conjunto de solo acústico, um conjunto com o John Mayer Trio, e um jogo final com a sua banda de turnê. O tà­tulo do álbum é tirado de canção Mayer's "Gravity". O concerto foi lançado em formato de áudio em CD, LP e download digital e no formato de và­deo em DVD e Blu-ray Disc, em 1 de julho de 2008.
Em 17 de novembro, 2009 é lançado o álbum Battle Studies. Quarto álbum de estúdio de John Mayer pela Columbia Records nos Estados Unidos. O álbum estreou no número um na Billboard 200 dos EUA, vendendo 286,000 cópias em sua primeira semana. Alcançou sucesso de vendas em vários outros paà­ses e produziu dois singles que atingiram sucesso nas paradas. Após seu lançamento, Battle Studies recebeu crà­ticas positivas dos crà­ticos. O álbum foi certificado platina pela Recording Industry Association e já vendeu 880 mil cópias nos Estados Unidos.
John permite a gravação de áudio da maioria de seus shows, permitindo também a troca não-comercial destas gravações. Dá, assim, a chance aos fãs de recriar a experiência do show ao vivo, além de incentivar a interação entre os fãs.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Born and Raised Born and Raised
2012

Imagem em Miniatura do Álbum: Where the Light Is: John Mayer Live In Los Angeles Where the Light Is: John Mayer Live In Los Angeles
2007

Imagem em Miniatura do Álbum: Continuum Continuum
2006

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >