Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Justin Timberlake

Justin Timberlake

Nascido nos Estados Unidos, no dia 31 de janeiro de 1981, Justin Randall Timberlake é um cantor, compositor, ator, empresário e produtor musical. Seu grande sucesso começou ainda jovem, quando se tornou um membro da boyband ‘NSYNC.

No entanto, antes disso, em 1993, entrou no Mickey Mouse Club onde conheceu o futuro parceiro de banda JC Chasez. Após dois anos, quando o programa acabou, Timberlake convidou JC Chasez para formar uma boy band, organizado por Lou Pearlman, juntamente com Chris Kirkpatrick - surgiu então o 'N Sync.

O grupo é um dos mais bem sucedidos dos últimos tempos tendo 11 milhões de cópias vendidas do primeiro disco somente nos Estados Unidos, criando assim vários hits que estouraram como “ I Want You Back”.



Após quase 10 anos de sucesso, apresentações em eventos como o Super Bowl e Olimpíadas, em 2002, depois da conclusão do Celebrity Tour e o lançamento de Girlfriend o ‘NSYNC decidiu dar um tempo. Nesta época, Justin decidiu começar a trabalhar em seu primeiro disco solo, nomeado Justified, e o lançou em novembro do mesmo ano.

O material estreou em segunda posição na parada de álbuns da Billboard, vendendo 940,000 cópias na primeira semana de lançamento. Muito aclamado pela crítica, Justified recebeu 4 indicações ao Grammy Awards, ganhando 2 prêmios.

O segundo single do álbum, “Cry Me a River”, atingiu a terceira posição na parada americana, e a segunda na parada britânica. A música ganhou um Grammy na categoria de “Melhor Pop Vocal Masculino” e dois VMAs, por “Melhor Clipe Pop” e “Melhor Clipe Masculino”.

Entre 2004 e 2005, Timberlake dedicou-se à carreira de ator. Seu primeiro papel durante esse tempo foi como um jornalista no suspense Edison Force, em seguida, apareceu em longas como  Alpha Dog, Black Snake Moan e Southland Tales.

Em 2006, chegou às lojas seu segundo álbum solo, intitulado FutureSex/LoveSounds. O disco, produzido por Timbaland, Will.i.am, Rick Rubin e o próprio Justin bateu recordes.

Estreou na primeira posição na parada da Billboard, vendendo 1,684,000 cópias na primeira semana. Além disso, é o maior álbum de pré-ordens no iTunes, batendo a marca de Coldplay de maior venda de uma semana de um álbum digital.



O principal single do disco, "SexyBack", foi apresentado na abertura do MTV Video Music Awards de 2006 e alcançou o número um na Billboard Hot 100 sendo a música de maior sucesso daquele ano.

Em 2008, o músico foi premiado com 2 Grammy Award, nas categorias de Performance Pop Masculina  por "What Goes Around…/…Comes Around" e Melhor Dança por "Love Stoned".

Após um hiato de cinco anos, em 2013, Justin Timberlake apresentou o seu novo álbum The 20/20 Experience no Super Bowl, em Nova Orleans. O cantor divulgou seu retorno ao cenário musical através de um vídeo, no qual explicava seu hiato.

The 20/20 Experience, foi o álbum mais vendido dos Estados Unidos em 2013, vendendo aproximadamente $2,5 milhões de unidades. O primeiro single do álbum, intitulado “Suit & Tie” ganhou um Grammy de melhor vídeo musical, e um Video Music Award de melhor direção.

Em 2016, Justin Timberlake lançou a música "Can't Stop the Feeling", para o filme de animação Trolls. A música, produzida por Max Martin e Shellback, fez bastante sucesso nas paradas musicais, sendo uma das poucas música da história a estrearem na primeira colocação da parada americana da Billboard.

Além disso, “Can’t Stop The Feeling” foi um sucesso comercial, já que foi a canção mais vendida no ano de 2016 nos Estados Unidos, com mais de 2.4 milhões de cópias vendidas. A canção rendeu a Justin um Grammy e foi  indicada para o Óscar e para o Globo de Ouro.

Em 2017, o cantor esteve no Brasil para ser uma das atrações principais de um dos dias do Rock in Rio, o mesmo festival que o cantor se apresentou em 2001 com a boyband Nsync, em 2013 no Rio de Janeiro e em 2014 em Lisboa.

Justin Timberlake anunciou em 2017 que seria o responsável, no ano seguinte, pelo Halftime Show do Super Bowl LII. Com o anúncio, aumentaram as especulações de que Timberlake estaria a lançar um novo álbum no ano seguinte.

No dia 2 de fevereiro de 2018, o cantor lançou anunciou seu quinto álbum de estúdio intitulado "Man of The Woods", que traz 16 faixas inéditas.

Essa foi a terceira participação de Timbelake no evento, o que o torna o artista individual que mais participou do show do intervalo. O Super Bowl tem o status de maior evento televisivo dos Estados Unidos.

Chamado de “Príncipe do Pop”, ao longo de sua carreira solo, o músico já vendeu 56 milhões de álbuns em todo o mundo. Além disso, o cantor já vendeu em média 56 milhões de singles.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Man of the Woods Man of the Woods
2018

Imagem em Miniatura do Álbum: The 20/20 Experience – 2 of 2 The 20/20 Experience – 2 of 2
2013

Imagem em Miniatura do Álbum: The 20/20 Experience The 20/20 Experience
2013

CARREGAR MAIS

}