Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Keane

Keane

Criado em 1997, o Keane surgiu no cenário musical como um quarteto. Formado por colegas de escola da cidade de Battle, East Sussex, na Inglaterra, o grupo se apresentava como banda cover antes de lançar seus dois primeiros singles, 'Call Me What You Like' e 'Wolf At the Door', que não lhes renderam reconhecimento algum.

Como o sucesso custava a chegar e as diferenças se tornaram mais constantes, a saà­da de um dos integrantes foi inevitável. O guitarrista Dominic Scott deixou a banda em 2001 e apenas após este episódio é que o Keane começou a despontar como uma grande revelação do rock britânico.

O trio remanescente então partiu para uma nova sonoridade, conservando em suas canções apenas a bateria, o piano e o vocal. Fórmula esta que deu certo e atraiu a atenção de Simon Williams – que também descobriu o Coldplay – do selo Fierce Panda.

Desta parceria surgiram os singles, 'Everybody's Changing' e 'This Is the Last Time', dois grandes sucessos de 2002 que rendeu aos músicos um contrato com a gravadora Island Records.

Em 2004 chega à s lojas o álbum de estréia, Hopes and Fears, que finalmente deu visibilidade ao trio e o sucesso esperado desde o inà­cio. 'Everybody's Changing' virou hit nas rádios mundiais e levou o prêmio Ivor Novello de Música do Ano. Na mesma época, em 2005, o grupo recebeu dois Brit Awards, um para Melhor Revelação Britânica e outro para Melhor àlbum Britânico, além de uma indicação ao Grammy.

A faixa 'Somewhere Only We Know' também ganhou destaque, alcançando boas posições nas paradas ao redor do mundo e ficando em terceiro lugar no Top Britânico. Naquele ano, o disco foi recorde de vendas no Reino Unido, perdendo apenas para o álbum de estréia do grupo Scissor Sisters.

Para ganhar mais notoriedade, a banda abriu diversas apresentações da turnê mundial do U2, e como já era de se esperar, as comparações com os irlandeses começaram a surgir.

Em junho de 2006, Tom Chaplin, Tim Rice-Oxley e Richard Hughs produziram e lançaram o segundo projeto do Keane, o álbum Under the Iron Sea. Como em time que está ganhando, não se mexe, os integrantes recorreram ao produtor Andy Green, o mesmo do disco anterior, e decidiram não mudar a fórmula que agradou o público, apenas adicionaram um pouco mais de peso em suas composições.

Entre as canções, 'Is It Any Wonder', 'Crystal Ball', 'Nothing in My Way' e 'Put It Behind You' destacam-se dentre as 11 faixas que compõem o álbum. Na semana de estréia, ele já permanecia em ótimas posições nas paradas, ficando em quarto lugar no Top 200 da Billboard e no topo das paradas britânicas.



Em 2007, eles passaram pelo Brasil e se apresentaram em São Paulo e no Rio de Janeiro, divulgando a turnê do álbum recém-lançado.

Com a adição de guitarra elétrica, sintetizadores e a influência do rock oitentista, o grupo retorna em 2008 com o terceiro álbum, Perfect Symmetry, muito elogiado pela crà­tica especializada.

Após deixar de lado o romantismo excessivo do disco de estréia, o trio mostra que amadureceu durante estes seis anos de carreira e o resultado é conferido pelos fãs nas canções 'Spiralling', 'Again and Again' e na faixa tà­tulo 'Perfect Symmetry'.

Apesar de ser um dos alvos principais da mà­dia em comparações com outras bandas inglesas, o Keane parece não estar muito preocupado com as possà­veis semelhanças encontradas entre eles e outros grupos. Numa época em que o cenário musical britânico ferveu, em meio a tantas outras bandas, o trio foi um dos poucos que conseguiu destaque, e mais que isso, conseguiu perpetuar o sucesso inicial.
Iniciam longa turnê e em 2009 vêm ao Brasil, para depois seguir para o Japão e demais lugares. Em agosto voltam ao Japão e parte da àsia, como a Coréia do Sul. Em maio de 2010 lançam o EP Night Train que acabou sendo considerado um álbum de estúdio pela quantidade de músicas: 09 faixas ao total. A canção "Stop For A Minute" conta com a colaboração do rapper K'Naan e "Ishin Denshin (You've Got To Help Yourself)" tem a participação da cantora japonesa Tigarah. Night Train foi gravado enquanto o grupo realizava a turnê de divulgação do álbum Perfect Symmetry de 2008. Em fevereiro de 2011, Jesse Quin passou a ser um membro oficial da banda.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Strangeland (Deluxe Version) Strangeland (Deluxe Version)
2012

Imagem em Miniatura do Álbum: Perfect Symmetry (Deluxe Version) Perfect Symmetry (Deluxe Version)
2008

Imagem em Miniatura do Álbum: Under the Iron Sea Under the Iron Sea
2006

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >
  >