Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Laura Fygi

Laura Fygi

Durante os primeiros oito anos de sua vida, ela morava com os pais na América do Sul. Filha de pai holandês e mãe egà­pcia. Laura Fygi era uma das vocalistas do grupo alemão Centerfold, que foi muito popular entre 1987 e 1991 em vários paà­ses da Europa e no Japão. Sua carreira solo começou com o lançamento de Introducing (1991), álbum jazzà­stico que ganhou um Edson Award, prêmio equivalente ao Grammy, e incluiu Laura Fygi na lista da American Billboard Jazz.

Em 1991, as senhoras da Centerfold parou de realizar e Laura (juntamente com Rowan Moore) começou uma banda chamada The Backlot. Depois de um desempenho em neerlandês teatro Paradiso, um álbum era esperado, mas a Mercury Records já tinha perguntado Laura para fazer um álbum solo. Este primeiro álbum dela foi chamado Apresentando, produzido por Ruud Jacobs. Neste álbum, ela foi acompanhada pelo famoso músico belga Jean "Toots" Thielemans. A maioria das canções do álbum são jazz.



Bewitched (1992), o segundo álbum, apresenta forte influência de Nat King Cole. The Lady Wants to Know (1994) soa mais pop, e denuncia alguns dos estilos latinos que Laura passou a ouvir após fixar residência no Uruguai por alguns anos. Turn Out the Lamping mantém mais ou menos a mesma linha do anterior, além de trazer canções de Paul Simon, Lionel Ritchie e Stevie Wonder.
Em 1997, Laura convidou o compositor Michael Legrand para acompanhá-la no North Sea Jazz Festival daquele ano, encontro que resultou no álbum Watch What Happens When Laura Fygi Meets Michael Legrand. O álbum foi produzido pelo compositor francês, que também participou de Laura Fygi Live! (1998), gravado no Royal Theatre Carré, com a Metropole Orchestra.

The Latin Touch (1999), como o nome sugere, retoma mais uma vez as influências latinas. Change (2001) marca o retorno de Laura à s raà­zes do jazz e boa parte do repertório foi incluà­do no Laura Fygi at Ronnie Scott (2002), disco gravado durante a semana em que a cantora esteve em cartaz no lendário London Jazz Cafe, por onde já passaram Stan Getz, Ben Webster, Donald Byrd e outros. Laura estava acompanhada pelos músicos Hans Vroomans (piano), Jan Menu (sax), Maarten van der Grinten (guitarra), Mirjam van Dam (percussão) e os irmãos Koos (baixo) e Marcel Serierse (tambores), que tocam com ela há mais de uma década.

Ela canta Latina e jazz, ela balança, mas seu verdadeiro talento é sua capacidade de contar a história, como você nunca ouviu antes. De coração para coração. Laura Fygi tem sido destaque em torno de quase 20 anos.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Watch What Happens When Laura Fygi Meets Michel Legrand Watch What Happens When Laura Fygi Meets Michel Legrand
1997

Imagem em Miniatura do Álbum: The Lady Wants to Know The Lady Wants to Know
1994

Imagem em Miniatura do Álbum: Bewitched Bewitched
1993

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >