Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: LeAnn Rimes

LeAnn Rimes

Margaret LeAnn Rimes (Jackson, 28 de agosto de 1982), mais conhecida como LeAnn Rimes, é uma cantora de música country e pop americana.

Descoberta em 1996 começou na música country aos 13 anos de idade. Seu álbum de estreia, “Blue”, chegou ao 1º lugar no Top Country Álbuns e foi certificado “multi-platina” em vendas. Aos 20 anos, já tinha vendido mais de 34 milhões de cópias.

Natural de Jackson, no Mississipi, a cantora começou a cantar antes dos dois anos, e aos 11, já vivendo no Texas, tinha gravado "All That", o seu primeiro álbum de originais. O sucesso que o registro, lançado por uma pequena editora independente veio a alcançar, chamou a atenção da Curb Records, que editou "Blue", segundo disco de LeAnn Rimes, quando a artista tinha apenas 13 anos.

Por detrás do tema-título está uma história que, até hoje, é associada à cantora: a canção "Blue" fora escrita nos anos 1960 por um radialista e promotor discográfico que, ao encontrar LeAnn, se rendeu aos seus talentos e lhe sugeriu que cantasse a música.

Assumindo o papel de "padrinho" da artista, Bill Mak garante ter escrito "Blue" para Patsy Cline antes da morte da cantora, espalhando o rumor de que tinha esperado 30 anos até encontrar outra voz capaz de interpretar a canção. Inspirada na história e nas semelhanças de LeAnn com a lenda, a imprensa começa a apresentar a jovem como sucessora de Patsy Cline. Mais tarde, porém, descobriu-se que a música já tinha sido gravada por três artistas diferentes. A constatação não retirou impacto ao disco, um sucesso de vendas nos EUA.

A partir de então, o aplauso do público e os recordes batidos ("You Light Up My Life: Inspirational Songs", de 1997, foi o primeiro disco country a entrar diretamente para as tabelas Pop, country e cristã contemporânea) marcam o percurso de LeAnn. Depois do lançamento de uma coletânea com os seus primeiros temas, a cantora vendeu milhões de cópias de "Sitting On Top of the World", lançado em 1998. Para trás ficaram dois Grammys, tendo LeAnn sido a primeira cantora country a vencer na categoria de Melhor Artista Revelação.

Rimes está atualmente em turnê com o superstar country Kenny Chesney, onde ela está abrindo cada show da "Poets and Pirates Tour 2008", junto com outros artistas, como Brooks & Dunn, Keith Urban, Sammy Hagar, Gary Allan, Big & Rich, e Luke Bryan.

O reconhecimento a nível mundial veio com a banda-sonora de "Coyotte Ugly" (ShowBar) , para o qual gravou quatro músicas de Diane Warren, entre as quais o êxito "Can't Fight the Moonlight".

No filme, LeAnn faz também uma pequena aparição, naquela que foi a sua segunda incursão pelo cinema, após a estreia em "Holiday in Your Heart", filme adaptado de um livro co-escrito pela cantora. Em 2001, e na ressaca dos atentados de 11 de Setembro, surge no mercado "God Bless America", uma coleção de sucessos da artista, alternados com versões de clássicos da canção norte-americana, para emprestar ânimo aos povo dos EUA, abalado pela tragédia. Um ano depois, a cantora lança "Twisted Angels", mais um conjunto de originais.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: The Story (Remixes) - Single The Story (Remixes) - Single
2016

Imagem em Miniatura do Álbum: LeAnn Rimes: Greatest Hits LeAnn Rimes: Greatest Hits
2003

Imagem em Miniatura do Álbum: This Woman This Woman
2002

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >