Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Leona Lewis

Leona Lewis

A cantora e compositora Leona Lewis nasceu no bairro londrino de Islington e logo começou sua carreira na música. Quando ainda era criança, seus pais a matricularam na Sylvia Young Theatre School. Depois de alguns anos, ela também participou da Academia Italia Conti e da Brit School for the Performing Arts and Technology, onde aprendeu a tocar instrumentos como guitarra e piano. Aos 12 anos, já pensando em se tornar cantora e compositora, Lewis começou a escrever suas próprias canções e depois passou a estudar ópera, porém a trocou rapidamente por jazz e blues. Aos 13, ele já havia vencido um show de talentos.

Claramente influenciada por cantoras como Mariah Carey e Whitney Houston, Lewis começou a trabalhar como recepcionista e garçonete logo que deixou a Brit School para conseguir financiar suas sessões de gravações de estúdio. Nesta época, ela chegou a gravar dois álbuns demos pelo selo UEG Entertainment, mas nenhum deles foi lançado.



Triste com o fracasso de seus primeiros trabalhos, ela passou anos sem se dedicar a música e apenas decidiu retomar a carreira quando seu namorado a convenceu a entrar na disputa do reality show The X Factor. Após fazer um teste para o renomado programa de talentos inglês, Lewis entrou na disputa e saiu vencedora da terceira temporada do programa, em dezembro 2006.

Seu primeiro single, "˜A Moment Like This"™, foi um cover da cantora Kelly Clarkson e quebrou recordes de vendas, sendo o número um no Reino Unido no ano de 2006. O single seguinte, "˜Bleeding Love"™ também recebeu o tà­tulo de mais vendido.

Em fevereiro do ano seguinte, Lewis assinou com a gravadora de Clive Davis, o fundador da famosa Arista Records, e em novembro seu primeiro álbum chegou à s lojas inglesas e recebeu o tà­tulo de disco de estréia com venda mais rápida na história da Grã-Bretanha. Spirit, que ocupou o topo das paradas no Reino Unido já na semana de seu lançamento, ganhou também uma versão americana, em abril de 2008, e estreou em primeiro lugar na Billboard. Lewis foi primeira cantora britânica a ter um disco no topo das paradas dos EUA. Enquanto o álbum permanecia em primeiro lugar, o single "˜Bleeding Love"™ também ia pelo mesmo caminho, alcançando o topo das paradas norte-americanas. Após o enorme sucesso, a cantora ficou conhecida internacionalmente e seu álbum também ficou em primeiro lugar na Europa, àsia e Austrália. Convidada para participar do encerramento dos Jogos Olà­mpicos de Pequim, ela cantou ao lado de Jimmy Page, do Led Zeppelin, um dos grandes hits da banda, a faixa "˜Whole Lotta Love"™. Depois, ela participou de campanhas beneficentes, como a Stand Up to Cancer, que arrecadou dinheiro para investir na prevenção da doença nos EUA. A faixa "˜Just Stand Up"™ .



O segundo álbum de Leona Lewis, Echo, teve lançamento mundial em novembro de 2009. O álbum foi produzido ao longe de 2009, tendo a participação de vários artistas como Ryan Tedder, Justin Timberlake, Max Martin, Arnthor Birgisson, Kevin Rudolf e Josh Shanks. Foi gravado em Los Angeles, contando com uma produção que durou nove meses. Uma das canções do álbum, "My Hands", apareceu como canção-tema de Final Fantasy XIII. No dia 2 de Novembro de 2009, Leona realizou um show no Reino Unido, no Hackney Empire, em Londres, onde cantou canções do seu primeiro álbum e Echo. Quando lançado, Echo alcançou a 1° posição da parada de álbuns britânicos e a 10° posição das paradas da àustria, Irlanda e Suà­ça.

Lewis realizou uma set-list de 13 pedaços no festival Rock in Rio, em Lisboa, Portugal, em 22 de Maio de 2010, incluindo músicas de Spirit e Echo. Sua primeira turnê, intitulada The Labyrinth para apoiar Spirit e Echo, começou em Maio de 2010, com um tema baseado no filme Labyrinth.

Lewis começou a trabalhar em seu terceiro álbum após a turnê The Labyrinth. Ela disse que o álbum seria "um pouco diferente do que as pessoas ouviram de mim antes", acrescentando que pretende "ir além e criar e ver o que acontece". A MTV informou que Ne-Yo está escrevendo material para o álbum. Ela também está trabalhando novamente com Dallas Austin e Ryan Tedder, e gravou uma música com David Guetta. Hurts e Jessie J também foram convidados a escrever material para o álbum

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Echo (Deluxe Version) Echo (Deluxe Version)
2009

Imagem em Miniatura do Álbum: Spirit (Deluxe Version) Spirit (Deluxe Version)
2008

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >