Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Lionel Richie

Lionel Richie

Lionel Richie começou a sua carreira em 1967, com o grupo The Mystics. Dois anos depois o nome mudou para The Commodores, que veio a ser um dos conjuntos de maior sucesso nos anos 70. à€ frente do grupo e compondo a maior parte das letras, Lionel firmou seu nome.

No inà­cio dos anos 80, o cantor gravou uma música do já consagrado Kenny Rogers: 'Lad'. Na seqà¼ência veio 'Endless Love', tema do filme Amor Sem Fim, interpretado por Brooke Shields. A canção, gravada em parceria com Diana Ross, foi o tema musical mais vendido na história do cinema. Dois anos depois, acontecia o que já era inevitável. Lionel partia para a carreira solo. O LP Lionel Richie, trouxe como faixa de trabalho a canção 'Truly'. Em 1983, ele lança Can't Slow Down. Mais três faixas especiais faziam parte desse trabalho: 'Hello', 'Penny Lover' e 'Stuck On You'. O resultado foi sete milhões de cópias vendidas. Esse perà­odo foi um dos mais marcantes de sua carreira, onde ele acumulou quase 24 prêmios.



Em 1985, junto com Quincy Jones e Michael Jackson, o intérprete tem a idéia de gravar uma música, junto com grandes nomes da música norte-americana, em benefà­cio da população da àfrica. A canção que eles escreveram foi 'We Are the World', que virou uma febre em todo o mundo. Em 1986, dá outro passo milionário em sua carreira. Ele compõe o tema do filme O Sol da Meia-Noite: 'Say You, Say Me'. Nesse mesmo ano, ele grava seu terceiro disco Dancing on the Ceiling. Após 14 anos na estrada, Lionel Richie resolve dar um tempo. Algumas compilações foram lançadas, uma delas Back to Front trouxe três novas faixas, entre elas: 'Do it to Me' e 'Destiny'. Esse foi seu último trabalho para a Motown Records.
Com novo contrato, com a Mercury Records, Lionel produz mais dois discos Louder Than Words e Time. Em 2001, Lionel, lança Renaissance. Dois anos depois, ele volta de uma breve pausa, com Encore seguido de uma coletânea com seus mais famosos hits, intitulado The Definitive Colection, lançada no final de 2003.
Desde 2004, ele produziu um total de seis singles no Top 40 no Reino Unido. Em 1 de fevereiro de 2010 Lionel fez um remix do We Are The World em que Justin Bieber canta sua parte da canção original.

Em 9 de dezembro de 2006, Richie cantou ao vivo na televisão Britânica em um concerto chamado de "An Audience With Lionel Richie". Dois meses depois, ele tocou "Hello" na cerimônia de premiação do 49º Grammy. Em 25 de novembro de 2007, fez uma aparição surpresa no Australian Idol onde fez um "grand finale" com " All Night Long (All Night) "no Sydney Opera House. Richie doou todos os seus lucros para Barack Obama para ajudar na campanha presidencial de 2008. Recentemente, ele anunciou que gostaria de se juntar novamente aos The Commodores.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Tuskegee (Deluxe Edition) Tuskegee (Deluxe Edition)
2012

Imagem em Miniatura do Álbum: The Definitive Collection The Definitive Collection
2012

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >