Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Lisa Stansfield

Lisa Stansfield

Lisa Jane Stansfield é uma cantora britânica, nasceu em Manchester, Inglaterra no dia 11 de abril de 1966. Aos 11 anos, mudou-se com a famà­lia para a cidade de Rochdale. A música sempre esteve presente em sua vida, sua mãe sempre colocava para as três filhas discos de Diana Ross, The Supremes, Marvin Gaye e Barry White. Desde pequena, Lisa costumava cantar pela casa.

A primeira experiência com um público não familiar foi aos 14 anos, quando participou de um concurso de talentos em uma TV local. Ela ganhou na categoria cantora e se apresentou no programa. Aos 17 anos, formou a primeira banda, Blue Zone, com os colegas de escola Andy Morris e Ian Devaney. Eles compuseram algumas canções e gravaram uma demo para levar nas gravadoras da região.

A Rockin"™ Horse Records, um selo pequeno de música indie, gostou e gravou o single "On Fire", mas um acidente queimou os discos e eles voltaram ao estúdio para gravar outro single, "Thinking About This Baby", com a música "Big Think" no lado B.

Uma rádio começou a tocar "Big Think" e ela se espalhou pelos clubes, o que fez o single vender 10 mil cópias em uma semana. Andy e Ian faziam parte também de outra banda, a Coldcut, e decidiram unir as duas para gravar um novo single, "People Hold On", que chegou ao 1º lugar da parada britânica.

Com a voz sexy e a soul music na alma, Lisa logo começou a chamar atenção e a Artista Records, que tinha comprado o selo Rockin"™ Horse, decidiu contratá-la. Andy e Ian se tornaram seus instrumentistas, compositores e produtores. O disco de estréia, "Affection", vendeu 4,5 milhões de cópias. Um dos motivos foi a música "All Around the World", que esteve no topo das paradas em 1989 e garantiu, ainda, alguns prêmios, como o de melhor canção e de melhor artista revelação, entre eles, o Brit Award.

Em 1990, Lisa participou da gravação do disco "Down In The Depths", de Cole Porter, com o objetivo de arrecadar fundos para a pesquisa da cura da AIDS. Em janeiro de 1991, ela esteve no Rock In Rio, onde se apresentou para cerca de 150 mil pessoas e durante o resto do ano, dedicou-se à  produção de um novo disco. "Real Love" foi lançado no final de 1991 e conseguiu colocar quatro músicas nas paradas.

Na mesma época, Lisa regravou "All Around the World" de maneira muito especial porque contou com a participação de um à­dolo, Barry White, que ela ouvia desde pequena. A turnê internacional ocupou o resto do tempo de Lisa. O lançamento seguinte, em 1993, "So Natural", também teve boa repercussão, mas só na Inglaterra. Ela ficou um bom tempo longe do estúdio, até voltar com força total em 1997, quando lançou "Lisa Stansfield". O disco voltou a fazer sucesso mundialmente, graças à s músicas "The Real Thing", "Don"™t Cry For Me", "People Hold On" e "I"™m Leavin"™".



Em 1998, ela estreou no cinema, no filme "Swing", que conta a história de uma banda de jazz. Ela é uma das protagonistas, mas o filme não fez sucesso. A trilha sonora, porém, cantada por Lisa, chamou a atenção. No ano seguinte, estava nas prateleiras o novo disco, "Face Up", que é puro soul. Lisa ganhou também um rótulo de cantora romântica, já que parte de suas composições eram feitas juntamente com o marido e o músico, que sempre esteve presente na vida e carreira, Ian Devaney. Lisa acumulou 10 milhões de discos vendidos pelo mundo em pouco mais de 10 anos de carreira.

A cantora ficou um tempo parada no final da década de 90, mas em 2003 voltou para conquistar novos fãs e agradar aos fiéis. Ela lançou o disco "Biography", com 17 canções de sucessos da carreira. No ano seguinte, outra surpresa para os fãs: um projeto de relançamento da discografia completa da compositora.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: The Complete Collection (Remastered) The Complete Collection (Remastered)
2003

Imagem em Miniatura do Álbum: Lisa Stansfield Lisa Stansfield
1997

Imagem em Miniatura do Álbum: Real Love Real Love
1991

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville