Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Louis Armstrong

Louis Armstrong

Trompetista, cantor e um dos maiores jazzistas americanos, Louis Armostrong começou sua carreira em Orleans, sua cidade natal. De lá só saiu em 1922, quando foi convidado por Joe King Oliver a fazer parte da "Creole Jazz Band", em Chicago.

Em 1924 o artista foi convidado para tocar na "big band" de Fletcher Henderson em Nova York. Sua criatividade e originalidade logo se destacaram. E o virtuosismo do músico na improvisação acabou influenciando os outros músicos de jazz nova-iorquinos.

Em 1925 Louis retornou a Chicago e fundou seu próprio grupo, um quinteto (The Hot Five) que posteriormente se transformou em septeto (The Hot Seven). Foi com este grupo que ele se consagrou um dos maiores músicos de jazz do mundo.

Em 1932, após ter começado sua carreira cinematográfica, Louis Armstrong, realizou uma grande turnê pelo Reino Unido, que se repetiu no ano seguinte. Quatro anos depois sua popularidade já era tanta que decidiu publicar uma autobiografia, intitulada "Swing That Music".



Em 1939 participou da realização de "Swing"™ The Dream", uma versão de "O sonho de uma noite de verão" de Willian Shakespeare, em clave de jazz.

Em 1947 Armstrong decide experimentar uma nova transformação em sua banda, reduz o número de componentes e troca o nome por "Louis Armstrong and The All Stars. Com este grupo participou em 1948 do Festival de Jazz de Niza (França), que é considerado o primeiro da história neste estilo musical. Seis anos mais tarde publicou uma segunda autobiografia"Satchmo: My Live in New Orleans".

Armstrong foi um homem de profundas convicções polà­ticas. Ele condenou publicamente a separação racial e chegou a cancelar uma turnê pela União Soviética em protesto ao regime comunista.

Em 1964, o tema "Hello, Dolly", do musical homônimo, lhe proporcionou seu primeiro número um nas paradas nacionais. Depois de quatro anos gravou um outro hit que logo foi para o topo das listas, "What A Wonderful World".

Com sérios problemas de saúde, Armstrong foi hospitalizado diversas vezes nos três anos restantes da sua vida. Mas, mesmo assim continuou a tocar e gravar suas músicas. Em julho de 1971 o melhor jazzista do mundo morre enquanto dormia em sua casa no Queens, Nova Yorque.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: The Ultimate Collection (Box Set) The Ultimate Collection (Box Set)
2000

Imagem em Miniatura do Álbum: Louis Armstrong's All-Time Greatest Hits Louis Armstrong's All-Time Greatest Hits
1994

Imagem em Miniatura do Álbum: What a Wonderful World What a Wonderful World
1968

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville