Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Madonna

Madonna

Madonna Louise Veronica Ciccone, nasceu em Michigan, EUA, em 1958. Na sua infância e adolescência passou por muitas dificuldades, porém todos os esforços foram muito bem recompensados.

Aos 18 anos Madonna saiu de casa em busca de independência e foi para Nova York, com uma mala na mão e 35 dólares no bolso. Morando na casa de desconhecidos, Madonna conseguiu fazer alguns trabalhos, juntar dinheiro e pagar sua faculdade de balé e dança moderna. Dois anos depois ela aprende a tocar alguns instrumentos e começa a se apresentar em bares e boates com a banda The Breakfast Club. Começou a compor e gravou uma de suas primeiras músicas, 'Everybody', em um cassete, e convenceu um DJ a tocá-la. Em pouco tempo a música transformou-se em uma das preferidas das noites de NY.

Em 1983, já com contrato assinado, Madonna grava seu primeiro LP, Madonna. A partir daà­, com os hits "˜Holiday"™ e "˜Borderline"™, a cantora deslancha na carreira.

Dois anos depois é lançado o álbum Like a Virgin, trabalho que a transformou definitivamente em uma superstar, tendo a faixa tà­tulo como seu primeiro sucesso a atingir o primeiro lugar na parada americana. Nessa época ela também estrelou Procura-se Susan Desesperadamente, filme que se tornou um sucesso de bilheteria.

Na mesma época as revistas Playboy e Penthouse publicaram ensaios fotográficos eróticos que a cantora fizera em 1977, o que ajudou a reforçar sua imagem como sà­mbolo sexual sua fama de celebridade irreverente. Em 1985 ela se casa com o ator Sean Penn, um relacionamento turbulento que só terminaria quatro anos depois. Na seqà¼ência vieram os álbuns True Blue, aclamado pela crà­tica e número um nos Estados Unidos e no Reino Unido, e Like a Prayer, que incorporou elementos de rock, pop e dance à  sua música.

Em 1990 ela estrelou a adaptação cinematográfica do herói dos quadrinhos Dick Tracy e lançou The Immaculate Collection, uma coletânea que reúne quase uma década de carreira, apenas com duas faixas inéditas. Dois anos depois, já na luta com os ortodoxos, Madonna lança quase que simultaneamente o álbum Erotica e o livro SEX, com uma seleção de fotografias pornográficas da cantora jamais vista antes e trazendo consigo uma legião de novos seguidores. No ano seguinte ela começa uma longa turnê "” na qual passa pelo Brasil pela primeira vez "” e volta com álbum Bedtime Stories, um trabalho pop que mostra o que a cantora realmente sabe fazer.

A partir da segunda metade da década de 90, Madonna começa a apontar para um direcionamento mais sério em sua vida e carreira. Em 1996 ela surpreende o público ao interpretar a carismática protagonista do musical Evita, papel que lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Musical.

Intercalando a carreira cinematográfica com a de cantora, Madonna lança a coletânea Something to Remember que, reunindo baladas românticas, ajuda a atrair a atenção do público mais adulto. Na mesma época vem mais uma notà­cia para confirmar esse posicionamento mais maduro: estava grávida.

No ano de 1998, surge uma nova Madonna, totalmente espiritual e com um aspecto calmo, ela convoca a imprensa e lança Ray of Light. Dois anos depois é divulgado o álbum Music, o 14° trabalho da carreira da cantora. Por volta da mesma ocasião ela anuncia sua segunda gravidez e o casamento com o diretor de cinema Guy Ritchie. Em 2003 chega à s lojas seu disco seguinte, American Life.

Após se lançar como escritora de livros infantis "” com o bem sucedido The English Roses e muitos outros depois deste "” Madonna apresenta Remixed & Revised, um EP contendo remixes de músicas do último álbum. Confessions on a Dance Floor, seu disco seguinte, de 2005, marca sua volta à s pistas e à s paradas com hits como "˜Hung Up"™, "˜Get Together"™ e "˜Sorry"™. Mais tarde naquele mesmo ano sai I'm Going to Tell You a Secret e dois anos depois, Confessions Tour, ambos registros ao vivo de suas duas últimas turnês.

Seu disco seguinte, Hard Candy, chega à s prateleiras em 2008, seguido de uma turnê mundial na qual ela passa pelo Brasil pela segunda vez. Na mesma ocasião ela completa 50 anos de idade, sem dar nenhum sinal de que pensa em se aposentar. Dominando as paradas, arrecadando prêmios e acumulando êxitos dos mais variados, Madonna provou ser uma artista que, além de talentosa, sabe se renovar com o tempo.

Madonna terminou a década de 2000 como a artista que mais vendeu singles nos Estados Unidos. Também foi listada como a artista mais executada nas rádios britânicas durante a década de 2000.

Em abril de 2010, ela lançou seu terceiro àlbum ao vivo, Sticky & Sweet Tour. Foi o seu primeiro lançamento com a Live Nation, apesar de ter sido distribuà­do pela Warner Bros.

Madonna performou "Like a Prayer" no concerto Hope for Haiti Now: A Global Benefit for Earthquake Relief em Janeiro de 2010. Em abril, ela lançou seu terceiro álbum ao vivo, Sweet & Sticky Tour. Foi o seu primeiro lançamento com a Live Nation, apesar de ter sido distribuído pela Warner Bros. Ela anunciou planos de dirigir seu segundo filme, “W.E.”, uma cinebiografia sobre o romance entre o rei Edward VIII e Wallis Simpson. Ele foi co-escrito com Alek Keshishian. Mais tarde, ela esclareceu que o filme é sobre a jornada de uma mulher e não ia ser sobre a vida da duquesa. Em vez disso, a duquesa atuaria como guia espiritual da mulher. Madonna concedeu ao seriado americano Glee os direitos de todo seu catálogo de músicas, e os produtores planejaram um episódio que seria caracterizado exclusivamente por canções de Madonna. Intitulado "The Power of Madonna", o episódio foi aprovado por ela, tendo afirmado à revista “Us Weekly” que foi "brilhante em todos os níveis", elogiando o script e a mensagem da igualdade. O episódio também recebeu críticas positivas dos críticos. Ken Tucker, da Entertainment Weekly chamou de "uma das melhores horas de TV e é provável que você veja todo o ano", escrevendo que o episódio de Madonna paga "o maior elogio possível", não apenas expressando admiração pela cantora, mas demonstrando um entendimento potente da matéria Madonna." “Glee: The Music, The Power of Madonna”, um EPcontendo oito versões covers de canções de Madonna que aparecem nesse episódio foi lançado em maio. O EP estreou no número um da parada Billboard 200, com 98 mil cópias vendidas nos Estados Unidos.

Após a conclusão das filmagens de “W.E.”, que será lançado ainda este ano, Madonna lançou a linha de roupas "Material Girl", que ela desenhou com sua filha, Lourdes. A linha de roupas foi influenciada pelo estilo punk de Madonna nos Anos 80, quando ela chegou à fama, e foi lançado sob o selo da Macy's. Logo após a linha de roupas ter sido colocado à venda, a fabricante “LA Triumph Inc.” processou Madonna devido ao fato deles usarem o nome “Material Girl” em suas roupas desde 1997. Eles exigiram que a linha de roupas de Madonna fosse impedida ser comercializada e os lucros serem devolvidos. A linha de roupas “Material Girl” foi liderada por Taylor Momsen, mas ela foi posteriormente substituída por Kelly Osbourne.

Madonna também colocou em prática uma série de centros de fitness em todo o mundo. Nomeado “Hard Candy Fitness”, os ginásios são uma parceria entre Madonna, seu empresário Guy Oseary e Mark Mastrov, o fundador da “24 Hour Fitness”. O primeiro dos ginásios foi aberto na Cidade do México em novembro de 2010. Madonna acredita que Cidade do México "servirá como um grande teste de mercado antes de levar as academias às cidades ao redor do mundo." Ela acrescentou: "Se algum de vocês já viram meus shows, vocês sabem que eu não poupo com eles, e o mesmo é vale para o ginásio. Gastamos o que é preciso fazer uma ginástica mundial de primeira classe."

W.E foi exibido no Venice Film Festival, e recebeu críticas mistas Em Junho de 2011, o manager de Madonna, Guy Oseary, revelou no microblogging Twitter que a cantora começaria as gravações de seu décimo segundo álbum no mês. Depois, Madonna confirmou na exibição de W.E. que o álbum seria lançado na primavera de 2012, com o primeiro single deste saindo em Fevereiro. A cantora assinou um contrato com a Interscope Records em dezembro de 2011. Foi confirmado que o primeiro single, chamado "Give Me All Your Luvin'" e seu o décimo segundo álbum seriam lançados na última semana de janeiro e em março, respectivamente. Em seu site oficial, foi anunciado o seu novo álbum, chamado de MDNA.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Hard Candy (Deluxe Version) Hard Candy (Deluxe Version)
2008

Imagem em Miniatura do Álbum: The Immaculate Collection The Immaculate Collection
1990

Imagem em Miniatura do Álbum: Early Years Early Years
1989

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >