Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Marit Larsen

Marit Larsen

A cantora norueguesa Marit Elisabeth Larsen nasceu em 1º de julho de 1983, em Lorenskoq. Filha de um violoncelista da Orquestra Filarmônica de Oslo e de uma pianista, a jovem sempre teve contato com a música. Sua infância foi, em boa parte, dedicada aos musicais. Dos 9 aos 11, ela esteve em alguns, incluindo o The Norwegian Broadway, considerado o mais importante no qual já participou. Nesta mesma época conheceu sua grande amiga Marion Raven, com quem iniciou um projeto. Aos 13 anos, Larsen e Raven lançaram um álbum dedicado ao mercado infantil. O projeto contava com músicas infantis antigas e acabou sendo indicado a vários prêmios, inclusive para o equivalente ao Grammy norueguês. Com o sucesso, a dupla chamada M2M assinou um contrato com a Atlantic Records, uma subdivisão da Warner Music, e teve seu primeiro single, 'Don't Say You Love Me', incluà­do na trilha do primeiro longa da série de desenhos Pokémon. Com apenas 16 anos, Marit logo se tornou conhecida internacionalmente ao lado de Marion.

As duas passaram então a excursionar pelo mundo divulgando seu primeiro álbum, inclusive, com passagem pelo Brasil na época, com um pequeno pocket show no Rio de Janeiro.

No ano seguinte, em 2001, o segundo disco da dupla, The Big Room, foi lançado e teve apenas dois singles divulgados. Com o fracasso da sequência do projeto, a Atlantic decidiu romper o contrato com o M2M e em 2002 lançou a coletânea The Day You Went Away: The Best of M2M. Após a frustração, as duas então decidiram dissolver a dupla. Mas, para a surpresa de Marit, a Atlantic ofereceu um contrato de US$ 1 milhão para um disco solo de Marion, que recebeu o nome de 'Here I Am'.

Depois da grande decepção, Marit Larsen resolveu voltar para casa e retomar sua vida antes da fama. A jovem começou a estudar novamente e passou a escrever suas músicas apenas para amigos. Nessa época, a artista quase abandonou totalmente a carreira musical, permanecendo durante anos longe da mà­dia e dos holofotes. Ao juntar todas as suas composições, ela percebeu que possuà­a um novo catálogo de material e decidiu então apresentar 3 novas músicas para a imprensa, 'This Time Tomorrow', 'Recent Illusion' e 'October Month'.

Em 2005, seu primeiro álbum solo já estava sendo gravado. Com 11 canções em inglês gravadas ao som de guitarra, piano e bandolim, seu disco Under the Surface contou com a produção de Kare Vestrheim, um dos melhores profissionais noruegueses.

Lançado no começo de 2006 com influencias claras da folk music, o álbum teve como seu primeiro single 'Don't Save Me', faixa que permaneceu durante semanas nas paradas norueguesas e recebeu inúmeros elogios da critica. Além disso, no mesmo ano ela recebeu o prêmio MTV Europe Music Awards na categoria Melhor Artista Norueguesa.

O Segundo álbum de Larsen, The Chase, foi lançado na Noruega em 13 de outubro de 2008, e na Suécia em 19 de novembro de 2008. Como "Under the Surface", foi bem recebido pela crà­tica, em dezembro, foi nomeado como o álbum top do ano pelos crà­ticos Dagbladet.

O primeiro single The Chase, intitulado "If A Song Could Get Me You", disparou a # 1 na parada de singles da Noruega em sua primeira semana de vendas em agosto de 2008, e mais tarde foi nomeada para o prémio Spellemannprisen como Hit do Ano . O segundo single foi "I've Heard Your Love Songs" (lançado em 27 de outubro, 2008), e outra canção do álbum, "Steal My Heart", foi usada na trilha sonora do filme norueguês "I et Speil, i en gate ".

Inà­cio de 2009, Larsen juntou-se com Jason Mraz como um ato de abertura para sua turnê Europeu da Primavera. Ela foi convidada por Mraz quando eles se conheceram durante o Prêmio Nobel da Paz de concertos em 2008. Larsen lançou "If A Song Could Get Me You" como seu primeiro single fora da Noruega. Foi lançado na Alemanha, àustria, Suà­ça e Islândia. Na Alemanha e àustria tornou-se um número um único.

Em novembro de 2009, Larsen é começar sua turnê alemã-suà­ça em primeiro lugar. Em 24 de novembro, Verdens Gang, um jornal norueguês fez uma lista das melhores músicas norueguês da última década 2000-2009. "Under the Suface" foi julgada como a melhor música da década, tornando-1 º lugar na lista. Sua canção "If A Song Could Get Me You" chegou em 4 º lugar e seu álbum "Under the Surface" fica em 2 º lugar para o melhor álbum da década.

Em julho de 2010, Marit Larsen lançou o remake single de "Don't Save Me". Segundo as próprias palavras de Larsen em sua página oficial no MySpace, ela se sente privilegiada em ser capaz de compor e tocar música para viver e afirmou que fará isso enquanto tiver histórias pra contar.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: When the Morning Comes When the Morning Comes
2016

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >