Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Michael McDonald

Michael McDonald

Uma voz rouca e cheia de sentimento foi a marca que consagrou Michael McDonald como grande cantor de sua geração. Foi responsável por alguns hits enquanto integrou os grupo Doobie Brothers, até arriscar um vôo solo, em 1982.

Michael passou por várias bandas, quando ainda morava em St. Louis, Missouri, na década de 60. No começo dos anos 70, conheceu em Los Angeles o músico Steely Dan, e participou de alguns de seus álbuns. Em 1976, ele substitui o vocalista dos Doobbie Brothers, na melhor fase do grupo, e na gravação do sexto álbum da banda, It Keeps You Runnin' (1977) que foi um grande sucesso.

McDonald imprimiu um ritmo diferente ao grupo que ficou menos clássico e mais blues. Em 1978, Minute by Minute levou um disco de platina, por 3 milhões de cópias vendidas. Em 1979, o álbum What a Fool Believes abocanhou 4 Grammy, entre eles o de melhor canção para a música homônima e o de melhor disco do ano.



O cantor ainda fez diversos duos e participações especiais, junto a muitos artistas como: Carly Simon, Toto, Donna Summer, Kenny Loggins e Christopher Cross.

Em 1981, Michael deixa os 'Doobbie's'. Seu primeiro trabalho solo é If That's What it Takes, de 1982, que deu origem à  sua primeira turnê e também ganhou um disco de platina. O som de McDonald é o meio termo entre a melancolia do blues e o balanço do soul, eis o segredo das suas baladas, que atraem em cheio ao público adulto.

Em 1985, o segundo trabalho, No Lookin'Back, não vendeu bem. A recompensa chegou em 1986, com o sucesso da música 'On My Own', um dueto com Patti Labelle, que foi número 1 da parada Billboard por várias semanas. Ainda no mesmo ano, produziu um single com a música 'Sweet Freedom', tema do filme Dois Policiais em Apuros (1985) estrelado por Billy Crystal e Gregory Hinnes.

Até o ano de 1990, Michael não gravou mais nada, e quando retomou, deu algumas escorregadas, suas canções não subiam acima do número 110 na Billboard. Em 1993, o álbum Blink of an Eye foi praticamente ignorado. Em 1996, ele volta para os Doobbie Brothers, em uma manobra desesperada de tentar levantar tanto o grupo quanto o próprio nome.

Em 2003, com o disco Motown, coletânea de clássicos da gravadora, Michael ganha um disco de platina, depois de vender 1 milhão de cópias. O sucesso, o motivou a produzir em 2004, Motown Two, depois de um bom tempo fora da mà­dia musical. Lopo após veio o álbum The Ultimate Collection, em 2005. Seu último álbum ,até o momento foi Soul Speak em 2008.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Soul Speak Soul Speak
2008

Imagem em Miniatura do Álbum: Motown Two Motown Two
2004

Imagem em Miniatura do Álbum: Motown (Japan) Motown (Japan)
2003

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville