Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Morcheeba

Morcheeba

Morcheeba é um grupo britânico formado nos anos 1990 pelos irmãos Paul e Ross Godfrey, junto a Skye Edwards. A banda tornou-se reconhecida pela mistura de trip-hop – estilo musical influenciado pelo hip hop que mistura a música eletrônica lenta com instrumentos acústicos – com rock, R&B e pop.

O álbum que deu início à carreira do trio foi intitulado Who Can You Trust?, lançado pela gravadora China Records, em 1996. O gênero trip-trop – predominante na época – marcou todas as canções do disco. A canção "Enjoy the Wait" foi destaque no trabalho.

O segundo álbum, nomeado Big Calm, foi divulgado em 1998. Um pouco menos eletrônico que seu antecessor, o material contou com um estilo mais psicodélico. Para compor o disco, os músicos regravaram “Moog Island” – faixa do álbum anterior. A canção ganhou um novo título: “The Music That We Hear”. O grande sucesso do CD, contudo, foi o hit "The Sea", um dos mais tocados nas rádios americanas.



Em 2000, Morcheeba liberou seu terceiro álbum de estúdio, chamado Fragments Of Freedom. O disco alcançou grande número de vendas, assim como Big Calm, mas recebeu menos elogios. Ainda assim, o projeto trouxe ao mundo aquele que seria um dos singles mais eternizados dos músicos da banda: a faixa "Rome Wasn't Built in a Day". A música foi destaque nas paradas do Reino Unido e da Nova Zelândia.

Charango – quarto disco da equipe – foi lançado em 2002 e composto por hits como "Otherwise", "Way Beyond" e "Undress Me Now". Já indicando o rumo que o trio tomaria, diversas canções do álbum não contaram com o vocal de Edwards – que passou a ser substituída por Kurt Wagner, Pace Won ou Slick Rick.

Em 2003, os irmãos Godfrey despediram-se do talento de Skye Edwards, que deixou o Morcheeba. A cantora teve alguns desentendimentos musicais e pessoais com os músicos. Para permanecerem em evidência, Paul e Ross lançaram uma coletânea com seus maiores hits, batizada Parts Of The Process. O disco ainda contou com duas novas faixas: “What’s Your Name” – com participação de Big Daddy Kane – e “I Can’t Stand It”.

O primeiro álbum inédito sem Skye foi The Antidote, de 2005. Daisy Martney assumiu os vocais do Morcheeba, mas pouco por tempo. A artista logo foi substituída por Jody Sternberg – que acabou tendo passagem igualmente breve pelo grupo.

Após mais de dois anos sem novidades, a então dupla divulgou, em 2008, o sexto álbum de sua carreira, intitulado Dive Deep. Este disco contou com colaboração de vocalistas diferentes, como Judie Tzuke, Thomas Dybdahl e Manda Zamolo.

No início de 2010, para a surpresa de todos, Skye Edwards anunciou oficialmente seu retorno ao Morcheeba. Paul Godfrey utilizou a rede social MySpace para confirmar a notícia.



Com a voz original da banda de volta, Morcheeba lançou, no mesmo ano, seu sétimo álbum de estúdio, nomeado Blood Like Lemonade. O single “Even thoughe” foi destaque do material. Já o oitavo disco, batizado Head Up High, foi lançado em 2013. O trabalho contou com os vocais de Skye Edwards e com os instrumentos dos músicos Ross Godfrey, Steve Gordon, Richard Milner, Martin Carling e James Anthony.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Dive Deep Dive Deep
2008

Imagem em Miniatura do Álbum: Big Calm Big Calm
1998

Imagem em Miniatura do Álbum: Who Can You Trust? Who Can You Trust?
1996

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >