Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Neil Sedaka

Neil Sedaka

A história do Rock N 'Roll seria incompleta sem a inúmeras contribuições de Neil Sedaka. Por mais de 50 anos, Neil escreveu, realizou, produziu e inspirou inúmeras canções, e seu cânone de composições continuará a resistir ao teste do tempo.

Nasceu em Brooklyn, New York, no dia 13 de março de 1939. Cantor, pianista e compositor americano geralmente associado com o Brill Building. Seu interesse pela música começou quando ele começou a ouvir The Ballroom Make-Believe. Mas, não era Rock and Roll, mas a música clássica que se forma em Neil o músico que é hoje. Quando o cantor tinha oito anos, já tinha começado a sua formação clássica de piano intensivo na Julliard School of Music. Aos 16 anos, Arthur Rubenstein votou Neil como um dos melhores pianistas da New York High School.

Ansioso para ganhar aceitação de todos em Abraham Lincoln High School, Neil começou a executar Rock N Roll fora de sua formação clássica.

Neste momento, ele forma o grupo de doo-wop The Tokens, que iriam gravar dois singles e viriam a ser sucessos regionais. Mas, foi uma apresentação ao seu jovem vizinho Howard Greenfield, pela mãe de Greenfield, que começou uma das parcerias mais prolà­ficos compositores da segunda metade do século passado, que vendeu 40 milhões registros entre 1959-1963.

Fez parceria com Howard Greenfield para compor muitos de seus sucessos, tanto para si como para outros cantores. A voz de Sedaka é identificada com a de tenor. O maior sucesso de Neil é a canção "Oh Carol" de 1959. Além de "Oh Carol", outras canções de Neil Sedaka fizeram sucesso entre o final da década de 1950 e inà­cio dos anos 1960. "The Diary" (provavelmente de 1958) fez parte da trilha sonora da novela Esplendor, da Rede Globo. As músicas "Breakin' Up Is Hard To Do" e "Calendar Girl", esta última de 1961 e a primeira de 1962, além de "Laughter in the Rain" são outros sucessos do cantor. Curiosidade: quando o grupo sueco ABBA estava no inà­cio de carreira, Neil Sedaka ajudou a fazer a versão em inglês de uma das primeiras canções do grupo nessa là­ngua. A canção é Ring Ring , incluida no álbum de mesmo nome, em 1973.

Na revista Rolling Stone, Sedaka foi saudado como "o novo fenômeno." A canção "Breaking Up Is Hard To Do" foi relançada como uma balada em 1975, e fez história na música quando ela alcançou a posição # 1 nas paradas, tornando-se a primeira música gravada em duas versões diferentes do mesmo artista para chegar ao número um. Durante este tempo, Sedaka também ajudou a lançar a carreira do Captain and Tennille com sua versão de sua "Love Will Keep Us Together", que ganhou um Grammy de Gravação do Ano.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: The Definitive Collection The Definitive Collection
2016

Imagem em Miniatura do Álbum: Waking Up Is Hard to Do Waking Up Is Hard to Do
2009

Imagem em Miniatura do Álbum: The Very Best of Neil Sedaka The Very Best of Neil Sedaka
2001

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >