Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Nelly Furtado

Nelly Furtado

Nelly Furtado é filha de Maria Manuela e António José Furtado, açorianos da Ilha de São Miguel, que se estabeleceram no Canadá. Nelly fala, além do inglês, o português e o castelhano. Além de ser canadiana, tem também a nacionalidade portuguesa, mantendo assim uma relação muito próxima com Portugal.

Aprendeu a tocar trombone quando tinha nove anos de idade e o teclado quando tinha onze. Começou a compor as suas próprias canções quando tinha apenas treze anos. Após terminar o ginásio, Furtado mudou-se para Toronto, definida pela cantora como ""¦o lugar onde se encontra tudo, onde se pode ser tudo". Lá onde formou o duo Nelstar em 1997 com o músico local Tallisman. "Like", uma das canções do Nelstar recebeu uma garantia do VideoFACT de que seria gravado um videoclipe, mas Furtado sentiu que o estilo musical do duo não apresentava a sua verdadeira personalidade e talento e o clip nunca foi lançado.

Foi cantando no clube nocturno da cidade, o Lee's Palace, que Furtado conheceu o vocalista dos Philosopher Kings, Gerald Eaton. Este tornou-se um importante colaborador e co-produtor no álbum de estréia da cantora, Whoa, Nelly!, quando assinou contrato com a DreamWorks Records. Em 20 de setembro de 2003, Furtado deu à  luz sua primeira filha, Nevis.

Whoa, Nelly! foi um dos álbuns Pop melhor vendidos da sua categoria, com os singles "I'm Like a Bird" e "Turn Off the light". Este álbum valeu-lhe um Grammy pela melhor cantora Pop com a música "I'm Like a Bird" acompanhada do guitarrista Steve Vai. O mesmo álbum valeu-lhe também várias colaborações, sendo entre elas a mais famosa "Fotografà­a" com Juanes, onde Nelly pôde revelar o seu espà­rito latino.

O segundo álbum de Furtado, Folklore, foi lançado em 25 de novembro de 2003. É o álbum mais alternativo e menos vendido da cantora, com elementos do folk, instrumentos indà­genas canadenses, trechos em Português (em "Fresh Off the Boat" e "Força") e melodias menos convencionais. O cantor brasileiro Caetano Veloso compôs e cantou a faixa "Island of Wonder" ao lado de Nelly. Os singles bem sucedidos foram "Powerless (Say What You Want)" e "Try".

O seu terceiro álbum, Loose, entrou nas lojas a 20 de Junho de 2006. "Promiscuous" (em colaboração com o mentor de Justin Timberlake e Keri Hilson, Timbaland), "Maneater", "Te Busqué" (com Juanes) e "No Hay Igual" são os primeiros singles extraà­dos do álbum e foram lançados ao mesmo tempo, em diferentes partes do mundo. Loose veio com influência acentuada do hip hop e R&B e trouxe uma Nelly com uma imagem mais sensual, o que o deixou um pouco distante dos trabalhos anteriores da cantora, fazendo com que essa perdesse, para alguns fãs, a sua identidade artà­stica.

No entanto, os singles desse disco alcançaram os topos das paradas, tanto norte-americanas, como européias, brasileiras e asiáticas.

Em Março de 2007 a prefeitura/Câmara Municipal de Victoria, na Colúmbia Britânica, decretou o dia 21 de Março de 2007 como o "Dia de Nelly Furtado", em homenagem ao sucesso artà­stico conseguido pela cantora, nascida nessa cidade.

Mi Plan é o nome do quarto álbum de estúdio de Nelly, produzido totalmente em espanhol. Mi Plan foi lançado dia 15 de Setembro de 2009. Até o momento o álbum já vendeu mais de 1 milhão de exemplares em tudo o mundo, sendo 220.000 só nos Estados Unidos. Em Mi Plan Nelly mostra boa parte de seu lado latino. Mi Plan é um CD com letras bem romanticas e uns ritmos otimos O nome do primeiro single já foi divulgado e será "Manos Al Aire". Foi lançado nas rádios no dia 30 de Junho. O segundo single é "Más" e o terceiro, "Bajo Otra Luz". No passado dia 11 de Novembro a artista ganhou um Latin grammy do melhor pop álbum do ano.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: The Best of Nelly Furtado (Deluxe Version) The Best of Nelly Furtado (Deluxe Version)
2010

Imagem em Miniatura do Álbum: Loose Loose
2006

Imagem em Miniatura do Álbum: Whoa, Nelly! Whoa, Nelly!
2000

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >