Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: The Pointer Sisters

The Pointer Sisters

The Pointer Sisters é um grupo americano formado em 1969, pelas irmãs June e Bonnie Pointer. Seguindo carreira por mais de três décadas, a banda de R&B conseguiu incluir diversos gêneros diferentes em seu repertório, como pop, disco, jazz, blues, country e rock.

A família Pointer é composta por seis irmãos – sendo dois homens: Fritz e Aaron, e as quatro mulheres: Ruth, Anita, Bonnie e June. Eles foram criados na igreja evangélica por pais bastante rigorosos. Durante a infância e adolescência, os jovens eram proibidos de ouvir qualquer tipo de música que não fosse gospel.

Quando as irmãs cresceram, começaram a cantar no coral da igreja. Passada a época de colégio, Ruth e Anita formaram suas próprias famílias. Já June e Bonnie se uniram e começaram a fazer apresentações na cidade de Oakland, na Califórnia. O nome artístico da dupla era Pointers, a Pair.

Em 1971, assinaram contrato com a gravadora Atlantic Records.

Depois, Anita resolveu se juntar às irmãs, formando o trio chamado The Pointer Sisters. Um ano depois, antes mesmo da gravação do primeiro álbum, Ruth também decidiu integrar o grupo.

O álbum de estreia das Pointer Sisters, com título homônimo, foi lançado em 1973. A faixa "Yes We Can Can" foi grande sucesso nas paradas de música. O single ainda passou a ser considerado um clássico do estilo R&B. "Wang Dang Doodle" também foi destaque do material.

O segundo disco do quarteto foi intitulado That's a Plenty. Publicado em 1974, o trabalho seguiu com o estilo jazz do seu antecessor. O hit "Fairytale", escrito por Anita e Bonnie, foi um dos mais reproduzidos nos Estados Unidos. Com a música, as irmãs foram vencedoras de um Grammy na categoria “Melhor Performance Vocal”.

A fama crescente levou a banda a dar vida, em 1975, ao terceiro álbum gravado em estúdio. Nomeado Steppin', o projeto revelou um dos maiores hits do grupo – a faixa "How Long (Betcha' Got a Chick on the Side)". O single tornou-se número 1 na parada R&B e foi indicado ao Grammy. "Going Down Slowly" e "You Gotta Believe" foram outras canções de grande sucesso.

Em 1977, as mulheres da família Pointer gravaram o último álbum como um quarteto. O disco Having a Party, no entanto, não empolgou o público como as compilações anteriores. Ainda assim, elas conseguiram certa notoriedade com a música "Don't It Drive You Crazy".

No ano seguinte, June e Bonnie deixaram o grupo. June queria fazer apenas uma pausa, já Bonnie seguiu carreira solo. Ela assinou contrato com a Motown Records e divulgou um disco auto-intitulado.

Ainda em 1978, Ruth deu luz à segunda filha. Ela e Anita – como um duo – aproveitaram o momento para se dedicarem mais às suas famílias. June, contagiada pelas irmãs, casou-se no mesmo ano.



A dupla – Anita e June – fechou contrato com a Planet Records e conseguiu convencer June a retornar à equipe. The Pointer Sisters passou a ser, oficialmente, um trio. Ainda em 1978, lançaram o quinto álbum da carreira, intitulado Energy. O material contou com o cover de “Fire” – sucesso de Bruce Springsteen's. Com a versão, elas alcançaram a segunda posição no ranking de melhores singles. "Happiness" também foi destaque.

Em 1979, foi a vez de o sexto disco, nomeado Priority, ser conhecido pelo público. O álbum não foi um grande sucesso de vendas, mas recebeu críticas positivas e manteve a banda como uma das preferidas no cenário musical.

Os anos 1980 foram especiais para as irmãs, pois foi quando chegaram ao auge da carreira. "He's So Shy", "Slow Hand", "Should I Do It" e "American Music" estouraram nas paradas mundiais.

Até os anos 90, as Pointer Sisters lançaram cerca de outros dez discos. “Jump” e “Automatic” garantiram mais dois Grammys ao grupo. As artistas se empolgaram e misturaram diversos gêneros em suas canções. Com isso, também ganharam ainda mais admiração de seus fãs.

Vítima de câncer, June faleceu em 2006. Para substituí-la, Issa Pointer – filha de Ruth – foi integrada à banda. Alguns anos depois, a neta de Ruth, Sadako Pointer, também passou a colaborar com o trio – que permaneceu se apresentando dessa forma, intercalando umas com as outras.

The Pointer Sisters segue fazendo shows e relembrando seus maiores sucessos pelo mundo inteiro.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: The Pointer Sisters: Hits! The Pointer Sisters: Hits!
2001

Imagem em Miniatura do Álbum: The Best of the Pointer Sisters The Best of the Pointer Sisters
2000

Imagem em Miniatura do Álbum: The Pointer Sisters: Greatest Hits The Pointer Sisters: Greatest Hits
1991

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville