Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Toto

Toto

Toto é uma banda americana de rock criada em Los Angeles, no ano de 1977. Foi formada pelos músicos David Paich (teclado e vocal), Steve Lukather (guitarra e vocal), Bobby Kimball (vocal), David Hungate (baixo) e pelos irmãos Steve Porcaro (teclado) e Jeff Porcaro (bateria).

O grupo é bastante reconhecido pela qualidade técnica, pois todos os integrantes já eram experientes músicos de estúdio antes de se unirem. Além disso, a equipe sempre apresentou uma combinação especial de estilos musicais que misturam rock, pop, soul, funk e jazz. Juntos, os integrantes fizeram história – lançando 17 álbuns que tiveram mais de 30 milhões de cópias vendidas.

O nome Toto surgiu em uma conversa descontraída. Eles pensavam em um título que fosse simples e fácil de lembrar. Entre os fãs, contudo, há boatos de que Jeff Porcaro escreveu “Toto” em uma das fitas onde estavam as canções, a fim de distinguir umas das outras, originando o nome da banda.

Outro boato foi espalhado pelo baixista David Hungate – que brinca dizendo que o nome da banda é associado ao nome real de Bobby Kimball, que é Toteaux.

O disco de estreia dos músicos, intitulado Toto, foi lançado em 1978. A compilação logo ganhou destaque nas paradas musicais, tendo como singles mais populares "Hold The Line", "I'll Supply the Love" e "Georgy Porgy".

Embalado pelo grande sucesso, o grupo divulgou, em 1979, o segundo álbum de estúdio, nomeado Hydra – que teve como destaque a canção "99", inspirada no filme “THX 1138”, de George Lucas.

Em 1981, foi a vez do disco Turn Back ser publicado. O trabalho serviu como um projeto experimental ao grupo, pois apresentava mais guitarras e menos teclados. Contudo, o álbum não foi bem-sucedido e a única faixa que ganhou algum destaque mundial foi "Goodbye Elenore".

Já 1982 foi um grande ano para a banda, marcado pelo lançamento do álbum Toto IV. O disco de maior sucesso dos músicos tem como principais hits as músicas "Rosanna", "Africa" e "I Won't Hold You Back" - as três atingiram o Top 10 da Billboard Hot 100. O álbum ainda levou seis Grammys, incluindo Gravação do Ano, Álbum do Ano e Produtor do Ano.

Em 1984, um terceiro irmão Porcaro, chamado Mike, tornou-se baixista da equipe, substituindo Hungate. No mesmo ano, foi lançado o quinto álbum de Toto, chamado Isolation – que não obteve o mesmo sucesso do antecessor.

No álbum Fahrenheit, de 1986, Frederiksen foi substituído por Joseph Williams. Já em 1988, mesmo ano de lançamento do disco The Seventh One, foi a vez de Steve Porcaro deixar o grupo.

Quatro anos depois, em 1992, Jeff Porcaro sofreu um ataque no coração e faleceu. Antes de isso acontecer, os músicos gravaram o álbum Kingdom Of Desire, divulgado também em 1992. Simon Phillips entrou na banda para substituir Jeff.



Toto ainda lançou os álbuns de estúdio Tambu (1995), Mindfields (1999), Through the Looking Glass (2002) e Falling in Between (2006).

A banda desfez-se em 2008, mas retornou em 2010, passando por reformulações com as mortes de Fergie Frederiksen e Mike Porcaro. Os músicos seguiram, então, fazendo apenas turnês.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: The Essential Toto The Essential Toto
2014

Imagem em Miniatura do Álbum: Toto Toto
1986

Imagem em Miniatura do Álbum: Toto IV Toto IV
1982

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >
  >