Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: U2

U2

Era 1976, em Dublin, na Irlanda, o baixista Adam Clayton, o guitarrista Dave Evans e o cantor Paul Hewson viram, no mural de recados da escola, um anúncio de um baterista chamado Larry Mullen Jr. procurando músicos para formar uma banda. Foi então que eles criaram o Feedback, que mudou de nome para The Hype e, em 1978, passou a se chamar, oficialmente, U2 - nome de um avião utilizado pelos Estados Unidos durante a guerra fria. Dave adotou a alcunha de The Edge e Paul passou a ser conhecido como Bono Vox.

Após vencer um concurso de talentos, a banda conseguiu um contrato com a CBS, gravadora que lançou, em 1979, o primeiro trabalho do grupo, o EP U2-3, que atingiu o primeiro lugar na parada irlandesa. Em 1980, a banda assinou com a Island Records, lançando na sequência seu primeiro LP, Boy. O sucesso do single 'I Will Follow' chamou a atenção da mídia e o segundo disco do U2 foi lançado no ano seguinte. October, de 1981, trazia entre, suas músicas, o hit "Gloria".

Depois veio War, de 1983, onde afloraram as temáticas sociais e polí­ticas, em especial na faixa "Sunday Bloody Sunday", que falava dos conflitos religiosos na Irlanda do Norte. Posteriormente, foi a vez do registro ao vivo, Under a Blood Red Sky, seguido de The Unforgettable Fire em 1984 - este último trazendo o sucesso "(Pride) In the Name of Love", uma homenagem a Martin Luther King.

Nos anos seguintes, o U2 se apresentou em vários festivais. Em 1985, saiu o EP ao vivo Wide Awake In America e, em 1987, foi lançado o novo disco de faixas inéditas.The Joshua Tree é considerado um marco na carreira da banda, sendo o primeiro álbum do grupo a atingir o primeiro lugar na parada americana e, além disso, tornando-se disco de platina no Reino Unido dentro de 28 horas. O motivo do sucesso foram músicas como "With or Without You", "Where The Streets Have No Name" e "Still Haven't Found What I'm Looking For".

A turnê de divulgação de The Joshua Tree foi seguida de um novo projeto, batizado de "Rattle and Hum", um documentário lançado conjuntamente com um disco duplo de registros ao vivo e material inédito. Dentre os destaques do álbum, estão "Angel of Harlem", em homenagem à cantora Billie Holiday e o dueto com B.B. King, "When Loves Come to Town". Em 1990, gravaram a faixa "Night and Day" para um disco tributo a Cole Porter.

O próximo álbum do U2 só chegou em 1991. Achtung Baby marcaria uma nova fase do grupo. O som estava mais pop, influenciado pela música eletrônica. Para divulgar o disco o grupo iniciaria uma mega turnê, a Zoo TV. Os trabalhos seguintes, Zooropa (1993) e Pop (1997) acentuaram ainda mais a tendência eletrônica que o grupo vinha seguindo. Nesse meio tempo a banda ainda gravou "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me" para a trilha do filme "Batman Forever".

Foi também nessa época que Bono se firmou como um arauto das causas humanitárias, levantando-se contra problemas como a guerra, a fome e as desigualdades sociais, bandeira que carrega até hoje.

Em 1998, após a Pop Mart Tour – que incluiu a primeira apresentação da banda no Brasil – o U2 lança a coletânea The Best Of 1980-1990. Dois anos depois entra em cartaz o filme O Hotel de Um Milhão de Dólares, com roteiro escrito por Bono e que trazia a canção "The Ground Beneath her Feet", composta pela banda e com letra do escritor Salman Rushdie.

No final de 2000, saiu All That You Can't Leave Behind, com o qual a banda ganhou três Grammys em 2000 e mais quatro em 2001. O grupo finalmente deixa um pouco de lado as experimentações e se aproxima mais do estilo de som que marcou o inà­cio da carreira. Dois anos depois, chega The Best Of 1990-2000, a continuação da primeira coletânea, de 1998.

Após a turnê que se seguiu e novos projetos sociais do vocalista, o U2 volta comHow To Dismantle An Atomic Bomb, que levou nada menos do que oito estatuetas do Grammy nos anos de 2004 e 2005. Em 2006 a banda passa novamente pelo Brasil durante a Vertigo Tour.

A banda começou a trabalhar no décimo segundo álbum No Line on the Horizon em 2006 que, após o rompimento com a Island Records, seria o primeiro álbum pela Mercury Records, também subsidiária da Universal Music Group. Originalmente escrevendo e gravando com o produtor Rick Rubin, a banda resolveu arquivar o material. Subsequentemente resolveram começar a escrever e gravar para o álbum com os produtores Daniel Lanois e Brian Eno em 2007. Durante as sessões em Março de 2008, foi confirmado que a banda havia assinado um contrato de 12 anos com a "Live Nation" no valor de 100 milhões de dólares, o que inclui: o controle do merchandising da banda, patrocà­nio, e o site oficial.
A banda completou "No Line on the Horizon" em Dezembro de 2008, e agendou o lançamento para 2 de Março de 2009. "Get on Your Boots" é seu primeiro, "Magnificent" como o segundo single e "I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight" o terceiro single do álbum.
Em uma entrevista com Sean O'Hagan do The Guardian, Bono disse que a banda pretende lançar outro álbum no fim do ano consistindo de material gravado durante as sessões de "No Line on the Horizon". Bono disse que será um álbum mais meditativo no tema de peregrinação.
Apesar de ter recebido crà­ticas positivas, o álbum foi o menos vendido da banda em mais de uma década. Muito provavelmente pela má escolha do seu primeiro single que não reflete a qualidade musical do álbum. "Magnificent", a canção tà­tulo "No Line on the Horizon" demonstram todo poder vocal de volta de Bono como não se via desde o fim dos anos 80. Além destas, "Unknown Caller" e "Moment of Surrender" e a diferente "Breathe" se destacam do restante das canções.
Este álbum deu iní­cio à  turnê 360 degrees, com um palco no centro dos estádios com visão de 360 graus tanto do palco quanto do telão, possui um sistema cilà­ndrico de và­deo interligando painéis em LED e uma estrutura de aço de quase 50 metros de altura sobre um palco com pontes rotativas, por onde circulam os músicos. Um espetáculo visual do nà­vel dos shows da banda ao longo dos anos 90, pela sua magnitude.
Em abril de 2011, nos shows realizados no Brasil, a 360º Tour tornou-se a turnê de maior bilheteria na história, superando o lucro de US$ 558 milhões e quebrando o recorde anterior dos Rolling Stones.
O show mencionado foi no dia 10 de abril de 2011, celebrando o feito à  altura. Foram introduzidas duas canções ao set list tradicional da tour: "Out of control" - tocada pela primeira vez ao vivo desde 4 de dezembro de 2006 (na fala de Bono "uma música especial para dias especiais") e "Zooropa" - tocada pela primeira vez ao vivo desde 12 de agosto de 1993.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: No Line On the Horizon No Line On the Horizon
2009

Imagem em Miniatura do Álbum: U218 Singles (Deluxe Version) U218 Singles (Deluxe Version)
2006

Imagem em Miniatura do Álbum: How to Dismantle an Atomic Bomb How to Dismantle an Atomic Bomb
2004

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >
  >