Antena 1 - Home
Imagem Miniatura do Artista: Will Young

Will Young

William Robert "Will" Young é um cantor, compositor e ator inglês. Ele atingiu a fama em 2002, após vencer a primeira edição do programa de calouros Pop Idol, precursor do formato do programa àdolos.
Young concorreu a inúmeros prêmios por sua música, tendo conquistado muitos destes e tendo vendido mais de oito milhões de álbuns até agora.
Seu primeiro single, "Anything Is Possible/Evergreen" figura até hoje entre um dos vinte singles de maior vendagem de toda a história no Reino Unido.
Em fevereiro de 2002, Will venceu o programa de TV inglês Pop Idol. Contrariando dúvidas levantadas pela imprensa na época com relação à  aceitação do público ao vencedor, Will foi o mais votado em seis das nove rodadas do programa e tendo vencido a final com boa vantagem de votos. Tais dados foram revelados no livro Pop Idol, o qual chegou à s livrarias britânicas após o término do programa.


O primeiro single de Young foi um A-side duplo da canção "Evergreen", do grupo Westlife, e de "Anything Is Possible", uma canção inédita composta por Chris Braide e Cathy Dennis para o competidor que vencesse o programa. Em março de 2002, tal single tornou-se o single inicial com maior vendagem da história das paradas inglesas, vendendo 403.027 cópias no dia de lançamento e 1.108.659 na primeira semana. No total, foram mais de 1,7 milhões de cópias vendidas, inserindo a canção de Will, dessa forma, na lista de singles com maior vendagem de todos os tempos, ocupando a décima segunda posição de tal lista. Em 2008, foi lançada uma lista com as maiores vendagens de singles do século XXI (até aquele momento), na qual a versão de "Evergreen", de Will Young, figurava no topo da listagem. No último dia do ano de 2009, a emissora inglesa Radio 1 confirmou que "Anything Is Possible"/"Evergreen" foi o single mais vendido da década de 2000 no Reino Unido. Em outubro de 2002, Young lançou seu primeiro álbum, From Now On, o qual inclui Evergreen, canção indicada ao BRIT Award na categoria de Melhor Single. Deste álbum, saà­ram três singles, Light My Fire, Don"™t Let Me Down e You And I, em ordem cronológica. Ele venceu o BRIT Award em fevereiro de 2003, na categoria de Melhor Lançamento Musical.
O seu segundo álbum, Friday"™s Child, foi lançado em dezembro de 2003. Dele saà­ram os singles Leave Right Now, indicado na categoria de Melhor Single Britânico, Your Game, o qual deu a Young seu segundo BRIT Award, no ano de 2005, e por fim, a canção que deu nome ao álbum,Friday"™s Child.
Em novembro de 2005, Will lançou seu terceiro álbum, Keep On, o qual inclui o single All Time Love, indicado ao BRIT Award de 2007 como Melhor Single Britânico. Outros singles saà­ram deste álbum, tais como Switch It On e Who Am I.


Em 29 de outubro de 2008, o quarto álbum de Young, Let It Go, foi lançado, atingindo a posição número dois nas paradas, precedido pelo single Changes, um dos maiores sucessos desse novo trabalho do cantor, tendo atingido a posição de número dez. O single seguinte, Grace, foi lançado em 1 de dezembro de 2008 e chegou à  trigésima terceira posição na parada britânica. O terceiro single, Let It Go, atingiu a posição de número cinquenta e oito na parada, em 2 de março de 2009. O quarto e último single foi Tell Me The Worst, o qual contava com o remix de Fred Falke, tendo sido lançado em 5 de julho de 2009 apenas como single promocional.
Em 16 de novembro de 2009, foi lançado o quinto álbum de Will Young, intitulado "The Hits". Nele foram inseridos doze sucessos dos quatro primeiros álbuns de Will. Houve crà­ticas quanto a ausência de canções como "Anything Is Possible", o dueto com Gareth Gates "The Long And Winding Road" e o single "Don"™t Let Me Down". Duas músicas inéditas estão no álbum, sendo elas "Hopes & Fears" e "If It Hadn't Been for Love". A primeira tornou-se single e obteve êxito expressivo na parada musical inglesa. "The Hits" foi lançado em versão simples e em edição de luxo, na qual um DVD com videoclipes acompanha o álbum original. O álbum vendeu mais de meio milhão de cópias, tendo atingido a sétima posição nas paradas britânicas, e foi certificado com um Disco de Platina.
Em 2010, Will colaborou com Groove Armada, em seu álbum Black Light, num dueto na canção History.
Atualmente, o cantor encontra-se dividindo seu tempo entre compor canções para seu sexto álbum e fazer apresentações por todo o Reino Unido.
Em 15 de julho de 2010, um membro da equipe dos shows de Will Young, com cerca de quarenta anos de idade, veio a óbito em circunstância considerada pela polà­cia britânica como "trágico acidente". Ao que se sabe, o homem teve complicações no coração, foi atendido pela ambulância em menos de seis minutos e então veio a falecer. Momentos antes do concerto, foi solicitado para que, caso algum espectador tivesse presenciado o suposto ataque cardà­aco do homem, que pudesse prestar algum esclarecimento à  polà­cia.

DISCOGRAFIA

Imagem em Miniatura do Álbum: Leave Right Now (As Heard On American Idol Season 9) - Single Leave Right Now (As Heard On American Idol Season 9) - Single
2010

Imagem em Miniatura do Álbum: Friday's Child Friday's Child
2003

CARREGAR MAIS

ARTISTAS

a-ha
ABBA
Adele
Air Supply
Al Jarreau
Alanis Morissette
Alejandro Sanz
Alicia Keys
Alle Farben
Alphaville
  >