Antena 1 - Home

3 dietas que não são o caminho mais saudável para emagrecer

  • 02/01/2018 16:02
Imagem: 3 dietas que não são o caminho mais saudável para emagrecer

Segundo informações divulgadas pela sociedade dietética britânica, algumas dietas devem ser evitadas, como a crudívora, a alcalina e a cetogênica. Ainda de acordo com o grupo, métodos podem ser mais prejudiciais do que benéficos à saúde.



Alimentos crus


A Dieta crudívora, que inclui o consumo de alimentos os quais não foram modificados, enlatados, processados quimicamente ou aquecidos a mais de 48ºC,  surge como uma forma de perder peso e de quebra realizar uma limpeza no organismo, no entanto, segundo esses especialistas, isso não é totalmente verdade.

Para eles, alguns alimentos são bons quando consumidos crus, já outros podem ser mais nutritivos quando cozidos, é o caso da cenoura.  E há alguns, como a batata, que nem podem ser consumidos crus. Além disso, não há evidências concretas que esse tipo de alimentação seja a mais indicada. Pois, apesar de não trazer prejuízos a curto prazo, senão for balanceada pode ter consequências ruins a longo prazo.


Cortar a acidez


 Outra dieta que é famosa é a alcalina. Nesse regime deve-se comer mais alimentos considerados alcalinos, como o limão, alho, batata, e alguns legumes e cereais; deve-se consumir menos produtos ácidos. Pois  acredita-se que isso colabora para modificar o pH do sangue. Porém, segundo os britânicos isso não é real, já que  o pH dos alimentos não impacta no pH do sangue.


Pouco carboidrato

A dieta cetogênica foi adotada por diversas celebridades.  A ideia é consumir poucos carboidratos. Para esses estudiosos, não é verdade, por exemplo, que tal dieta previna diferentes tipos de câncer. Aliás, quando o intuito é perder peso, esse não é o caminho mais saudável a ser adotado, pois não é benéfico restringir demais algum grupo alimentar. E sim, é crucial possuir uma dieta balanceada no que concerne à  vitaminas, minerais e fibras.

O grupo afirma que é possível emagrecer usando esse metódo a curto prazo, porém manter o peso adquirido pode se tornar uma situação dificultosa e ocasionar diversos malefícios como: sensação de falta de energia, náusea, problemas de sono, desconforto digestivo e até mesmo mau hálito.