Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

A ansiedade é muito mais comum do que se pensa; saiba como lidar com ela

No ano passado, 6,4 por cento da população brasileira sofria com transtornos do tipo – bem mais que a média global, de 3,9 por cento.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "A ansiedade é muito mais comum do que se pensa; saiba como lidar com ela"

Publicada em  

Sofrer com a ansiedade é muito mais comum do que se imagina: só no Brasil, cerca de 13 milhões sofrem com o mal. No ano passado, 6,4 por cento da população brasileira sofria com transtornos do tipo – bem mais que a média global, de 3,9 por cento, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a Olivia Remes, doutora e pesquisadora da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, transtornos de ansiedade generalizada são caracterizados por sensações frequentes de medo, inquietação e de “sentir-se no limite”. “Pessoas com esse transtorno se preocupam muito mais frequentemente e com mais intensidade que aquelas com uma boa saúde mental”, explica a especialista.

Embora os distúrbios de ansiedade sejam um problema sério, muitas vezes demandando acompanhamento com especialistas, é possível desenvolver habilidades para lidar com o problema.

Uma das estratégias é monitorar os seus pensamentos. Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. Para controlar a situação comum aos ansiosos, Remes sugere não lutar contra esses pensamentos, mas escolher uma hora do dia para eles.

Ao empurrar esses pensamentos para um outro momento do dia, quando você chegar no momento designado para a preocupação, eles talvez não pareçam tão confusos ou preocupantes como pareciam quando brotaram em sua mente pela primeira vez”, explica Remes.

A especialista ainda aconselha a prática de atividades físicas e meditação. E encontrar um propósito para sua vida, nem que seja cuidar de seu animal de estimação, pode melhorar a qualidade de vida dos ansiosos.

E, a mais desafiadora dica de Remes: veja o lado bom da vida e tente viver sempre no presente. E, se não conseguir lidar com o problema sozinho, busque a ajuda de um especialista. A terapia é uma grande aliada para melhorar a saúde mental.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. a ansiedade e muito mais comum

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.