Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

A gravidez depois dos quarenta está ficando cada vez mais comum

O número de mulheres com mais de 40 anos que tiveram filhos em 2015 aumentou quase 50% quando comparado à 1995.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "A gravidez depois dos quarenta está ficando cada vez mais comum"

Publicada em  

Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos 20 anos têm nascido por volta de 3 milhões de bebês por ano no Brasil. Um fato bastante interessante e que reflete uma mudança de comportamento foi o número de mulheres com mais de 40 anos que tiveram filhos em 2015. O número de mães mais velhas aumentou quase 50 por cento quando comparado à 1995. Foram mais de 77 mil bebês nascidos de mães acima de 40 anos.

Diversos pontos são discutidos para explicar essa mudança. Um deles é a busca por estabilidade profissional e financeira antes de gerar outra vida. Outro fator frequente é a mudança de parceiro; um segundo casamento que, em muitos casos, traz o desejo de uma nova gestação.

Além disso, hábitos saudáveis, boa alimentação, atividade física constante e cuidados com a saúde aumentaram a expectativa de vida das pessoas, o que permite o cuidado e a convivência longa entre pais e filhos vindos desse modelo.

A questão que se coloca quando esse assunto é debatido recai nos riscos para a saúde da mulher que irá gestar e do bebê que irá nascer. Para se pensar em uma gestação nessa idade, é crucial que clinicamente esteja tudo em ordem e que, durante o pré-natal, um acompanhamento bem próximo seja realizado, já que há maior risco de desenvolvimento de hipertensão e diabetes. Para o bebê, o monitoramento durante a gestação é importante, assim como a detecção de problemas genéticos, que são mais frequentes em mães mais velhas.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. a gravidez depois dos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.