Antena 1 - Home

Acampar no final de semana pode ajudar a dormir melhor

  • 07/02/2017 20:00
Imagem: Acampar no final de semana pode ajudar a dormir melhor

Uma pesquisa publicada no periódico Current Biology afirma que a luz natural e o distanciamento de aparelhos eletrônicos podem proporcionar uma qualidade maior de sono. Segundo os pesquisadores, que avaliaram voluntários enviados a um camping nas montanhas do Colorado, os efeitos podem ser ainda mais potentes no inverno.

Segundo especialistas, o ambiente natural de um acampamento pode ter profundo impacto no ritmo cardíaco e ajudar a dormir melhor e mais cedo.

Estudos anteriores já associaram o tempo de sono à diminuição da performance cognitiva, distúrbios de humor, diabetes e obesidade. Os resultados da mais nova pesquisa mostram a importância de investir em arquiteturas que aproveitem melhor a luz natural, além de passar menor tempo perto de dispositivos como tablets e celulares para evitar distúrbios de sono.

Em 2013, Kenneth Wright, líder do estudo, já havia constatado que o relógio biológico do ser humano se ajusta à luz natural na ausência de iluminação artificial. Ele explica que quando a luz atinge os fotoreceptores presentes nos olhos, ela altera o relógio biológico e desencadeia uma série de respostas no organismo, influenciando não só o sono, mas também a produção dos hormônios que fazem o metabolismo funcionar.

O pesquisador ressalta, no entanto, que não é preciso acampar para melhorar a qualidade do sono. Algumas medidas podem ser tomadas no cotidiano, como passar mais tempo em exposição à luz natural durante o dia e desligar aparelhos eletrônicos antes de dormir.