Antena 1 - Home

Adicionar mais água no arroz pode evitar doenças sérias

  • 20/02/2017 15:00
Imagem: Adicionar mais água no arroz pode evitar doenças sérias

O modo como você lava o arroz pode ameaçar a sua saúde. Uma pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP identificou uma quantidade expressiva do elemento arsênio no grão. A substância em questão é capaz de colaborar para o desenvolvimento de doenças crônicas, como o câncer, ou cardíacas, além de prejudicar o desenvolvimento de crianças caso seja ingerido em grande quantidade.

O arsênio pode contaminar o arroz por causa do uso de toxinas e pesticidas, que permanecem no solo durante muito tempo. Como o cultivo do grão requer irrigação, ele acaba absorvendo mais a substância do que outras culturas.

O elemento pode causar ainda mais problemas para as crianças, já que ele afeta o desenvolvimento da imunidade, o crescimento e o desenvolvimento do QI. O arsênio pode ser encontrado, inclusive, em outros alimentos que os pequenos costumam comer, como cereais ou biscoitos de arroz.

A boa notícia é que isso pode ser evitado, basta adicionar mais água na panela do arroz ou então deixar o grão de molho durante a noite. Essa técnica reduz o nível do elemento em 80 por cento comparada à maneira mais comum de preparar o arroz.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!