Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Amamentação é importante, mas não influencia no desenvolvimento intelectual

A prática é muito importante e pode ter influência até os três anos de idade, enquanto a criança não inicia a vida escolar.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Amamentação é importante, mas não influencia no desenvolvimento intelectual"

Publicada em  

A amamentação é uma prática muito importante para mães e bebês, mas não tem relação direta com fatores como a inteligência ou comportamento dos filhos. De acordo com um estudo realizado na University College Dublin, aspectos como a escolaridade e classe social da família seriam mais determinantes para estes fatores.

O estudo foi realizado com a participação de crianças irlandesas de três a cinco anos. O objetivo era entender se há relação entre a amamentação por no mínimo seis meses – tempo recomendado pela Organização Mundial da Saúde – e aspectos do desenvolvimento da criança, como fala, cognição e comportamento social.

Em geral, as crianças que receberam leite materno por mais de seis meses apresentaram melhores resultados em testes de vocabulário e solução de problemas. Elas também tinham menos problemas de comportamento, de acordo com a análise fornecida pelos pais e professores.

O desempenho das crianças nos testes também foi relacionado a outras características da família, como escolaridade e classe social das mães. Antes de serem considerados tais fatores, o tempo maior de amamentação se associava aos melhores resultados em quase todos os critérios. No entanto, quando os aspectos familiares foram considerados, o quadro mudou bastante.


Foi comprovado que crianças de três anos que se alimentaram de leite materno por mais tempo eram menos hiperativas do que as demais na mesma idade. Entretanto, não foi observada correspondência desse comportamento nas crianças de cinco anos que também foram amamentadas por mais tempo. Isso pode significar que esses potenciais ganhos tendem a não se manter, já que a criança inicia sua trajetória escolar, recebendo outras várias influências vindas da convivência no dia a dia.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. amamentacao e importante mas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.