Antena 1 - Home

Anúncios que evoquem nostalgia são eficazes contra o tabagismo

  • 21/02/2017 15:00
Imagem: Anúncios que evoquem nostalgia são eficazes contra o tabagismo

Um novo estudo sugere que ativar lembranças nostálgicas pode ajudar a largar o vício do cigarro. Segundo a pesquisa, realizada pela Universidade do Estado do Michigan, nos Estados Unidos, evocar boas memórias é uma estratégia eficiente para fazer com que fumantes desistam do hábito.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores realizaram um experimento com fumantes de 18 a 39 anos. Para metade dos voluntários, foi apresentado um anúncio com mensagens nostálgicas, para a outra metade, foi apresentado um anúncio que evocasse o medo do cigarro e seus efeitos nocivos para a saúde.

Em comparação com os fumantes que visualizaram o vídeo não nostálgico, aqueles que passaram pela experiência nostálgica relataram sentir mais emoções negativas em relação ao tabagismo e maior intenção de largar o hábito.

Segundo especialistas, quando um anúncio faz uso da nostalgia, ele aumenta o engajamento dos telespectadores, despertando imagens de suas próprias lembranças que podem afetar atitudes e comportamentos.

No entanto, a maioria das campanhas atuais contra o cigarro costumam concentrar implicações do vício para a saúde e, em geral, provocam sentimentos de medo, desgosto e culpa. De acordo com o estudo, esse tipo de anúncio não é eficaz, pois faz com que os fumantes se sintam mal sobre si mesmos e sobre a pessoa que está tentando assustá-los.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!