Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Anvisa faz registro de novo teste para zika, dengue e chikungunya

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária registrou o produto, que agora pode ser distribuído gratuitamente em todo o país

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Anvisa faz registro de novo teste para zika, dengue e chikungunya"

Publicada em  

O mais novo teste que faz o diagnóstico de zika, dengue e chikungunya ganhou registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Kit Nat foi desenvolvido por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz e do Instituto de Biologia Molecular do Paraná e permite a detecção das três doenças utilizando uma única amostra de sangue.

O teste fornece os resultados no mesmo dia, utilizando mecanismos moleculares para identificar o DNA dos vírus no sangue do infectado. A única coisa que faltava para que a nova tecnologia pudesse entrar no mercado era o registro da Anvisa. Com o registro devidamente feito, o Ministério da Saúde deve encomendar a produção de 500 mil kits até o fim do ano para que a distribuição seja feita gratuitamente pelo SUS em todo o país.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, o Kit Nat será capaz de fazer o diagnóstico durante a manifestação dos sintomas das três doenças. A inovação reduzirá os custos com exames, já que os materiais utilizados nos testes atuais serão substituídos por produtos nacionais.

O registro da inovação veio em boa hora, visto que a chikungunya avança em todo o país e promete ser uma das principais preocupações neste verão. Segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, em 2016 houve o aumento de 2.550 por cento no número de mortes pela doença na comparação com o ano anterior. Se em 2015 os casos se distribuíam em 696 municípios, em 2016 eles foram registrados em 2.752 localidades, comprovando o alastramento da doença.

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. anvisa faz registro de novo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.