Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Aplicativo avalia acessibilidade dos ambientes para pessoas com Alzheimer

O app leva em conta fatores como luz, cores e barulho, que podem afetar pessoas que vivem com demência.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Aplicativo avalia acessibilidade dos ambientes para pessoas com Alzheimer"

Publicada em  

Pensando na qualidade de vida de pacientes que sofrem com o Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas, pesquisadores da Universidade Stirling, na Escócia, desenvolveram aplicativo capaz de avaliar a acessibilidade dos cômodos da casa e fazer recomendações para melhorá-lo.

Chamado Iridis, o app leva em conta fatores como luz, cores e barulho, que podem afetar pessoas que vivem com demência. De acordo com os desenvolvedores, que receberam a colaboração da empresa de construção Space Group, o programa será gratuito e deverá levar cerca de 20 minutos para rastrear o ambiente.

Os usuários, profissionais da saúde ou familiares de pacientes com demência, precisarão responder a perguntas sobre seus arredores e tirar fotos dos cômodos – sejam de domicílios ou espaços públicos. Assim, o aplicativo recomendará mudanças, que podem variar desde a troca de lâmpadas até reformas mais complexas, como a acessibilidade dos banheiros.

Segundo o centro de pesquisas sobre demência da Universidade Stirling, este é o primeiro aplicativo do gênero e estará disponível para download a partir de setembro.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aplicativo avalia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.