Antena 1 - Home

Aplicativo identifica focos de disseminação de doenças infecciosas, como a dengue e zika

  • 06/09/2017 16:00
Imagem: Aplicativo identifica focos de disseminação de doenças infecciosas, como a dengue e zika

Um aplicativo que identifica focos de disseminação de doenças infecciosas (em especial aquelas transmitidas por mosquitos, como é o caso da malária, febre amarela, dengue e zika) está sendo desenvolvido pela Universidade de São Paulo.

O SiPos usa o registro da localização dos smartphones para saber por onde andaram as pessoas infectadas. Cruzando os dados de vários pacientes, o serviço consegue determinar pontos onde provavelmente elas foram contaminadas, o que facilita ações de combate aos mosquitos transmissores.

Já é prática nos serviços de saúde questionar os pacientes sobre os lugares por onde estiveram nos dias anteriores ao início dos sintomas – isso faz com que se consiga montar estratégias para o combate do vetor transmissor.

Com o registro da localização do celular, no entanto, é possível ter um histórico muito mais preciso, já que dificilmente alguém sabe dizer todos os lugares onde esteve nos últimos dias.

O projeto está em teste, espera-se conseguir que seja amplamente adotado no futuro na rede de saúde. A ideia recebeu verba da Fundação Bill e Melinda Gates, numa concorrência de 1.500 projetos que teve apenas 28 premiados.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!