Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Aplicativo identifica focos de disseminação de doenças infecciosas, como a dengue e zika

Dados dos smartphones dos pacientes são cruzados para encontrar lugares onde possam ter sido infectados.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Aplicativo identifica focos de disseminação de doenças infecciosas, como a dengue e zika"

Publicada em  

Um aplicativo que identifica focos de disseminação de doenças infecciosas (em especial aquelas transmitidas por mosquitos, como é o caso da malária, febre amarela, dengue e zika) está sendo desenvolvido pela Universidade de São Paulo.

O SiPos usa o registro da localização dos smartphones para saber por onde andaram as pessoas infectadas. Cruzando os dados de vários pacientes, o serviço consegue determinar pontos onde provavelmente elas foram contaminadas, o que facilita ações de combate aos mosquitos transmissores.

Já é prática nos serviços de saúde questionar os pacientes sobre os lugares por onde estiveram nos dias anteriores ao início dos sintomas – isso faz com que se consiga montar estratégias para o combate do vetor transmissor.

Com o registro da localização do celular, no entanto, é possível ter um histórico muito mais preciso, já que dificilmente alguém sabe dizer todos os lugares onde esteve nos últimos dias.

O projeto está em teste, espera-se conseguir que seja amplamente adotado no futuro na rede de saúde. A ideia recebeu verba da Fundação Bill e Melinda Gates, numa concorrência de 1.500 projetos que teve apenas 28 premiados.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. aplicativo identifica focos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.