Antena 1 - Home

Aplicativo que resume livros extensos em até 12 minutos chega ao Brasil

  • 27/06/2017 16:00
Imagem: Aplicativo que resume livros extensos em até 12 minutos chega ao Brasil

Feitos para quem não tem tempo para sentar a apreciar a leitura de um bom livro, os microlivros em aplicativos chegaram ao Brasil. Com resumos em texto e em áudio de duração média de 12 minutos, o app chamado 12Minutos já tem hoje um acervo de 200 títulos. E eles podem ser acessados pela web ou por smartphones com sistemaAndroid ou iOS.

Em vez de levar horas para absorver o conteúdo dos livros, os usuários deste tipo de aplicativo podem fazer isso em uma breve pausa. Como o nome já sugere, em pouco mais de 10 minutos você ouve um resumo dos principais pontos de livros extensos.

Um recurso interessante no aplicativo brasileiro é a possibilidade de salvar os microlivros no seu smartphone para ler mais tarde, mesmo sem internet.

Esse tipo de aplicativo já era comum em outras línguas – no exterior, opções como o alemão Blinkist colocaram o modelo no mapa. Mas, em português, os aplicativos de audiolivros e livros em geral são escassos.

Nesse mercado de sumarização de conteúdo, o aplicativo 12Minutos se encontra sozinho atualmente. Uma opção gratuita a ele é o podcast Resumocast, que traz os principais pontos de livros de negócios em áudios de 30 minutos.

Em livros narrados, tem o Ubook e o Toca Livros. No entanto, esses livros podem tomar muito mais tempo para serem concluídos. Um romance, por exemplo, pode levar 10 horas de audição.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!