Antena 1 - Home

AVC pode ser prevenido; Conheça medidas preventivas

  • 30/10/2017 16:02
Imagem: AVC pode ser prevenido; Conheça medidas preventivas

90% dos casos de Acidente Vascular Cerebral são decorrentes de fatores que podem ser modificados. Segundo especialistas, é importante adotar medidas preventivas, como fazer exercícios físicos moderados cinco vezes na semana; ter uma dieta saudável e balanceada. Essa é a segunda maior causa de morte no Brasil.  

Mais ações que podem ajudar na prevenção dessa séria enfermidade são: controlar a pressão alta; comer mais frutas e verduras e menos sal; reduzir o colesterol; manter peso adequado; não fumar e evitar exposição passiva ao tabaco; reduzir a ingestão de álcool; identificar e tratar a fibrilação atrial; entre outras.

No país, 100 mil pessoas morreram em 2015 por conta da enfermidade.

Um AVC pode ser provocado por obstrução de artéria ou mesmo rompimento de vasos sanguíneos. Essa é uma doença  grave, porém, que pode ser prevenida.

Com a implementação do Plano Nacional de Redução de Sódio em Alimentos Processados, o Ministério da Saúde visa diminuir em 15% as mortes ocasionadas pelo AVC. A meta é eliminar mais de 28 mil toneladas de sódio dos alimentos processados até 2020.