Antena 1 - Home

Azeite de oliva pode ser capaz de prevenir o Mal de Alzheimer

  • 22/06/2017 16:00
Imagem: Azeite de oliva pode ser capaz de prevenir o Mal de Alzheimer

Uma pesquisa publicada no periódico científico Annals of Clinical and Translational Neurology sugere que consumo do azeite de oliva protege o cérebro contra o Alzheimer. O produto também é capaz de preservar a memória e a habilidade de aprendizado à medida que envelhecemos.

De acordo com o estudo, o consumo do azeite reduz a formação de estruturas nocivas no cérebro, como as placas beta-amiloides, que se formam entre as células e os caminhos dos neurônios, e os emaranhados neurofibrilares, que bloqueiam a chegada de nutrientes.

Estudos anteriores já haviam demonstrado que o acúmulo desses resíduos pode aumentar o risco da doença. Agora os pesquisadores descobriram que as propriedades presentes no azeite de oliva extravirgem podem evitar esse acúmulo.

“Descobrimos que o azeite reduz a inflamação cerebral, mas o mais importante é que ativa um processo conhecido como ‘autofagia'”, disse Domenico Pratico, professor Universidade Temple, nos Estados Unidos, e principal autor da pesquisa. Autofagia é o processo pelo qual as células se desintegram e eliminam do corpo os detritos tóxicos.

“Esta é uma descoberta emocionante para nós, uma vez que a redução da autofagia marca o início dos sintomas do Alzheimer”, disse o professor. “Graças à ativação da autofagia, a memória e a integridade sináptica foram preservadas e os efeitos patológicos, relacionados à doença, reduzidos.”

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!