Antena 1 - Home

Benzetacil é temporariamente suspenso no Brasil

  • 28/07/2017 16:04
Imagem: Benzetacil é temporariamente suspenso no  Brasil

A produção do antibiótico Benzetacil foi suspensa temporariamente no país. O medicamento é o usado no tratamento de sífilis e outras infecções causadas por germes.

Eurofarma, fabricante do produto, informou que a interrupção da produção do remédio está relacionada com a implantação de “melhorias relacionadas aos testes de validação do produto”.
De acordo com a companhia, a retomada da fabricação deve ocorrer no meio de outubro deste ano.

Ainda segundo a organização, as unidades disponíveis no mercado poderão ser consumidas normalmente. O consumidor deve apenas se ater a data de validade informada na embalagem.

O Benzetacil, nome comercial dado pela Eurofarma, é composto por penicilina benzatina e é utilizado para tratar infecções provocadas por microrganismos sensíveis à penicilina. O remédio é aplicado, por meio de uma injeção, via cutânea.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), há quatro empresas com registro válido para produzir a penicilina benzatina, além da Eurofarma, a Fundação para o Remédio Popular (Furp), o Laboratório Teuto Brasileiro S/A e a Novafarma Indústria Farmacêutica LTDA.