Antena 1 - Home
Você está lendo as notícias da Antena1 Nacional Mudar Filial

Buenos Aires bane festivais de música eletrônica

  • 29/04/2016 09:45
Imagem: Buenos Aires bane festivais de música eletrônica

O prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, anunciou, na última segunda-feira, dia 25, que as apresentações de música eletrônica estão proibidas na capital da Argentina. A decisão ocorreu após cinco jovens morrerem de overdose em um evento do gênero, no dia 15 de abril.

Larreta explicou que a medida permanecerá em vigor até que o Legislativo Municipal aprove um projeto de lei que “previna e conscientize sobre os efeitos das drogas durante esses eventos, com maior visibilidade e sinalização em locais que chamem atenção à saúde, para que as pessoas saibam rapidamente”.

Cinco jovens morreram e outros quatro seguem internados por causa do consumo de entorpecentes durante a edição argentina do Time Warp – festival de música eletrônica com origem na Alemanha, em 1994, e realizado em Buenos Aires pela terceira vez.

Testemunhas ainda relataram que, dentro da festa, que aconteceu no Complexo Costa Salguero, foram vendidos narcóticos. Disseram que “várias vezes durante a noite, foram oferecidas cetamina, maconha, cocaína, LSD e pílulas de ecstasy e nenhuma testemunha observou tentativas dos seguranças ou da polícia impedir isso”, segundo o relatório do procurador federal Federico Delgado.

Cinco pessoas foram presas, entre elas um dos sócios da empresa organizadora da Time Warp. Já o prefeito, questionado pela falta de controle do Estado no local, afirmou que o seu projeto de lei visa garantir uma “maior capacitação de todos os envolvidos na organização, tanto para tratar da prevenção quanto de como enfrentar casos de abuso de drogas”.

Buenos Aires também investirá em uma forte campanha, feita pelo Ministério da Saúde, para conscientizar a população acerca do uso de drogas, para que aproveitem os festivais com segurança.