Antena 1 - Home

Casos de miopia aumentam em crianças

  • 29/12/2017 16:01
Imagem: Casos de miopia aumentam em crianças

 Atualmente, no leste da Ásia, em Cingapura, Taiwan e Coreia do Sul, cerca de 90% dos jovens de 18 anos têm esse distúrbio visual. Na Europa, aproximadamente 50% de jovens adultos, com 20 anos, são míopes. O motivo atribuído por especialistas é à falta de exposição à luz natural. Principalmente, em se tratando de Crianças que usam muito aparelhos tecnológicos e têm menos oportunidades de brincar ao ar livre.


Pequenos que vivem no oriente, por exemplo, recebem uma educação muito rígida e dedicada aos estudos, por isso especialistas acreditam que sobra pouco tempo para curtir ao ar livre, por exemplo.

Segundo profissionais do ramo da saúde, o uso frequente de tablets ou smartphones  torna o potencial de desenvolver a condição maior. No entanto, na atualidade, é praticamente impossível viver sem utilizar tais tecnologias. Adolescentes, muitas vezes, utilizam esses aparelhos para realizar atividades escolares.

Por isso, especialistas ressaltam que pais devem mesclar as atividades das crianças e dos jovens, deixando-as bem variadas. E sempre incluir na rotina: passar um tempo ao ar livre. Isso pode ser considerado uma medida preventiva, pois esporte e lazer a céu aberto podem proteger a visão.

Dicas

Para especialistas, ficar, em média, duas horas por dia ao ar livre, durante a semana e ao fim de semana pode evitar a doença em crianças.
Uma outra dica bem válida está relacionada à alimentação. Uma dieta bem nutritiva e saudável, rica em ômega-3, vitaminas A, C e E interferem na visão.O indicado é consumir peixes, abacates, legumes e verduras verdes. Outra recomendação é fazer regularmente exames de vista.