Antena 1 - Home

Cientistas criam software capaz de investir na bolsa sem interferência humana

  • 22/05/2017 16:00
Imagem: Cientistas criam software capaz de investir na bolsa sem interferência humana

Cientistas do campus de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Universidade Federal de Alfenas, desenvolveram um software que faz aplicações automáticas na bolsa de valores. Trata-se de uma ferramenta capaz de identificar as oscilações da economia e então determinar o momento certo e a quantidade adequada para investimento.

São diversos os fatores que influenciam o mercado, como a alta ou queda nas ações, valor do dólar, cenário político, instabilidade econômica e nota das agências de risco. O novo software leva em conta todos os fatores e faz as aplicações automáticas – sem qualquer interferência humana – na bolsa.

O sistema analisa se vale a pena comprar e vender ações e também a quantidade de ações que serão negociadas e por qual valor. Após essa análise, o software autoriza apenas as negociações em que o lucro do investidor é maior que o encargo cobrado.

De acordo com os pesquisadores, a ferramenta deve ser atualizada a cada 15 dias, tendo em vista as constantes mudanças no mercado financeiro. Por enquanto, o sistema é usado apenas para fins acadêmicos.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!