Antena 1 - Home

Cientistas descobriram que gatos são tão inteligentes quanto os cães

  • 02/02/2017 17:00
Imagem: Cientistas descobriram que gatos são tão inteligentes quanto os cães

A discussão entre os amantes de cachorros e os adeptos de gatos é antiga para determinar qual dos animais é o mais inteligente. No entanto, a divergência parece ter chegado ao fim.

Cientistas da Universidade de Kyoto, no Japão, descobriram que os dois pets são igualmente inteligentes, não havendo ganhador ou perdedor nessa briga. Apesar de gatos não buscarem bolinhas ou obedecerem aos mandos dos donos, isso não quer dizer que sejam menos espertos.

Até então, os cães estavam em vantagem porque era sabido pelos cientistas que eles conseguem lembrar de eventos específicos não recentes – o que é conhecido como memória episódica.

Nós, humanos, também temos esse tipo de memória quando lembramos de fatos extremamente específicos e recheados de detalhes sobre algum acontecimento. Por exemplo, quando lembramos o que estávamos fazendo no momento exato em que soubemos da queda das Torres Gêmeas, em 2001.

Assim, o dia 11 de setembro de 2001 pode não significar nada para o seu gato, mas ele é capaz de lembrar que naquele dia você deu um pires de leite quente para ele – tudo isso sem relacionar o acontecimento à data.

Para ler mais notícias como esta, acesse e curta a página do Antena 1 News no Facebook.