Antena 1 - Home

Cientistas querem devolver a Plutão o título de planeta

  • 21/02/2017 16:00
Imagem: Cientistas querem devolver a Plutão o título de planeta

Segundo especialistas, um planeta é uma bola de gás ou rocha que orbita uma estrela. Se uma bola de rocha está na mesma órbita de outra bola de rocha, a ela é dado o nome de satélite. O método de classificação é prático, mas traz controvérsias.

Até 2006, Plutão possuía o título de planeta, até ser rebaixado à condição de planeta-anão pela União Astronômica Internacional. Mas parece que isso não agradou alguns especialistas, que agora se juntam para devolver ao astro o seu antigo posto.

Um grupo de cientistas planetários publicou um manifesto neste mês. Nele, eles defendem que mais de 100 pequenos corpos do Sistema Solar sejam promovidos à condição de planetas. Segundo estes especialistas, planeta é qualquer coisa redonda menor que uma estrela. Em palavras mais técnicas, planeta é “um corpo de massa inferior a de uma estrela que nunca sofreu fusão nuclear e que gera gravidade suficiente para assumir o formato de uma esfera, independente de seus padrões orbitais.”

Além de querer mudar o modo de classificação dos astros, o grupo dissidente também cutuca os astrônomos, que eles afirmam ser muito diferentes de cientistas planetários.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!