Antena 1 - Home

Cigarro custa caro principalmente aos países em desenvolvimento

  • 01/02/2017 19:00
Imagem: Cigarro custa caro principalmente aos países em desenvolvimento

O tabagismo custa caro principalmente em países em desenvolvimento. O hábito consome cerca de 6 por cento dos gastos mundiais dedicados á saúde e 2 por cento do Produto Interno Bruto do mundo – é o que afirma um estudo realizado sobre o tema.

A pesquisa, publicada na revista “Tobacco Control”, mostra que em 2012 o custo total do tabagismo alcançou U$ 1,4 bilhão no mundo todo. Do total, 40 por cento foram de países em desenvolvimento.

Os cientistas avaliaram o custo do hábito incluindo gastos com hospitalização e tratamento e também gastos indiretos, calculados com base na produtividade perdida por conta de doenças ou mortes prematuras.

Em 2012, o tabagismo foi a causa do falecimento de mais de dois milhões de adultos entre 30 e 69 anos – 12 por cento do total de mortes nessa faixa etária. As porcentagens mais elevadas estão na Europa e na América, segundo o estudo.

Nesse mesmo ano, os gastos diretos de saúde relacionados com o tabagismo foram de 5,7 por cento dos gastos destinados à saúde. Um quarto do custo econômico total do tabagismo recai sobre quatro países: Brasil, China, Índia e Rússia.

Para ler mais notícias como esta, acesse e curta a página do Antena 1 News no Facebook.